Daimler e Stellantis acordaram trabalhar no desenvolvimento de baterias de estado sólido com a mesma empresa (a norte-americana Factorial). O intuito é incorporar esta tecnologia em veículos 100% elétricos, dando-lhes o potencial de ganharem mais autonomia. Trata-se de um acordo na linha do que o Grupo Hyundai-Kia tinha rubricado em outubrio último com a mesma Factorial.

Do lado da Stellantis

Do lado da Stellantis tinha sido anunciado, durante o seu evento EV Day, em julho de 2021, o objetivo de contar com uma tecnologia competitiva para as primeiras baterias em estado sólido, até 2026.

Agora este objetivo ganha forma, com a assinatura de um acordo de desenvolvimento conjunto com a Factorial Energy para fazer evoluir a tecnologia de baterias em estado sólido e de alta tensão da Factorial. O acordo inclui, também, um investimento estratégico por parte da Stellantis.

“O nosso investimento na Factorial e noutros parceiros altamente reconhecidos na área das baterias aumenta a rapidez e a agilidade necessárias para fornecer uma tecnologia ‘de ponta’ ao nosso portefólio de veículos elétricos”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Iniciativas como esta permitirão a chegada mais rápida ao mercado e uma transição mais rentável para a tecnologia das baterias em estado sólido”, acrescenta o executivo português.

Do lado da Daimler

Do lado da Daimler, o propósito é colocar já nalguns protótipos do Grupo germânico baterias de estado sólido da Factorial, para teste.

Posteriormente, a Mercedes-Benz pretende integrar a tecnologia num número limitado de veículos como parte de uma pequena série nos próximos cinco anos.

“Com a Factorial como nosso novo parceiro, estamos a realizar pesquisas e desenvolvimento no campo de baterias de estado sólido promissoras para o próximo nível. Para esse fim, estamos a investir uma alta quantia de milhões de dólares de dois dígitos na Factorial”, disse Markus Schäfer, membro do Conselho de Administração da Daimler AG e Mercedes-Benz AG e responsável pelo Daimler Group Research e Mercedes-Benz Cars COO. “Com esta cooperação, combinamos a experiência da Mercedes-Benz em desenvolvimento de baterias e integração de veículos com o know-how abrangente de nosso parceiro Factorial no campo de baterias de estado sólido. Compartilhamos a visão comum de neutralidade de CO2. O desenvolvimento contínuo de inovação das tecnologias de bateria tornarão a mobilidade elétrica ainda mais atraente para nossos clientes”.

A Factorial desenvolveu uma tecnologia inovadora de estado sólido que remove os principais obstáculos à adoção em larga escala dos veículos elétricos pelos clientes: a autonomia e a segurança.

Os avanços da Factorial assentam no domínio FEST (Factorial Electrolyte System Technology), que utiliza um material de eletrólito sólido, o qual permite um desempenho seguro e fiável das células com elétrodos de alta tensão e alta capacidade, tendo sido aplicado em células de 40Ah que funcionam à temperatura ambiente.

A tecnologia FEST é mais segura do que a tecnologia convencional de iões de lítio, aumenta a autonomia das baterias e é facilmente integrada nas infraestruturas de fabrico de baterias de iões de lítio atualmente existentes.

Tecnologia de estado sólido promissora

As baterias de estado sólido são atualmente uma das tecnologias mais promissoras no campo da mobilidade elétrica. A sua mais-valia está no uso de um eletrólito feito de material sólido em vez de um eletrólito líquido habitualmente usado.

O eletrólito é necessário para transportar iões para a frente e para trás entre os elétrodos ao carregar e descarregar a bateria.

Eletrólitos sólidos permitem uma segurança significativamente maior da bateria, bem como o uso de novos tipos de ânodos, como ânodos de metal de lítio. Também oferecem uma densidade de energia que é quase o dobro em comparação com as células de bateria de iões de lítio atuais. Em consequência, prometem um aumento na autonomia e, ao mesmo tempo, garantem tempos de carregamento curtos.

“É uma grande honra estabelecer esta parceria com a Stellantis, um dos principais operadores de mobilidade a nível mundial, e detentora de algumas das marcas de automóveis mais emblemáticas do mundo”, afirmou Siyu Huang, Cofundador e CEO da Factorial Energy. “É uma oportunidade incrível para avançarmos na adoção e na comercialização em massa da nossa tecnologia de baterias de estado sólido, limpa, eficiente e segura.”

“Para a Factorial Energy, é um privilégio colaborar com a Mercedes-Benz, que basicamente inventou o automóvel”, diz Siyu Huang, cofundador e CEO da Factorial. “Esperamos trabalhar com eles para inovar ainda mais o automóvel com a nossa tecnologia de bateria de estado sólido limpa, eficiente e segura.”

Artigo anteriorPrimeiras unidades Dacia Spring estão a ser entregues
Próximo artigoQual o impacto das diferentes gerações no uso de recursos naturais em Portugal?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of