O Grupo Bergé (que mudou a sua designação para Astara) vai passar a representar uma nova marca de automóveis chineses.

Depois da Maxus, a Astara introduz a Aiways, marca com sede em Xangai, que irá começar a comercializar os seus modelos 100% elétricos não apenas em Portugal, mas também em Espanha.

A aposta, para já, recai em SUV.

O primeiro modelo a ser lançado entre nós será o SUV Aiways U5, já durante o primeiro trimestre de 2022, seguindo-se imediatamente o SUV-Coupé Aiways U6.

A partir do início das vendas do U6 SUV-Coupé, a Aiways tem a intenção de lançar um novo veículo elétrico por ano na Europa.

Explica o importador que o novo Aiways U5 estará pronto para ser adquirido em Portugal e Espanha, tanto online como nos concessionários.

A Aiways prevê vender o SUV elétrico U5 em nove países europeus, com Espanha e Portugal a juntarem-se a Bélgica, Dinamarca, Alemanha, França, Itália, Países Baixos e Suíça.

Em Portugal, a comercialização arranca em abril de 2022, com cerca de 10 concessionários da rede do universo Astara em Portugal.

“Para nós, é uma enorme satisfação representarmos uma marca inovadora de veículos 100% elétricos como a Aiways. Existe um grande potencial para SUV elétricos inovadores e de alta qualidade em mercados como o espanhol e o português, e o Aiways U5 é o candidato perfeito para apresentar esses veículos a uma vasta audiência. Com a contribuição da nossa ampla experiência na transformação digital e o nosso novo ecossistema de mobilidade, estamos plenamente comprometidos com o impulso do crescimento da marca a longo prazo” – Jorge Navea, CEO da Astara.

“É com grande alegria que juntamos Espanha e Portugal à nossa lista de mercados, e ainda mais por nos associarmos com a Astara, que é um dos líderes na distribuição de automóveis na Europa. Estamos a construir, discretamente, mas cheios de confiança, uma presença de peso em toda a Europa, trabalhando com visão de futuro em cada um dos nossos mercados. Estamos numa boa posição para oferecer ecomobilidade acessível, mas de alta qualidade, a uma base de condutores em constante crescimento. Usaremos este vento a nosso favor para crescermos e nos expandirmos não só a nível geográfico, mas também com novos produtos. Lançaremos todos os anos um novo modelo Aiways nos nossos mercados, começando com o U6 SUV-Coupé, já no início do próximo ano”, diz Alex Klose, Vice-Presidente Executivo de Operações da Aiways.

Que SUV são estes?

Aiways U5

► O Aiways U5 mede 4,68 metros e dispõe de uma bateria CATL com 63 kWh de capacidade. Esteticamente, à frente tem traços de um Hyundai Kauai e atrás dá ares de um ID.4.

O modelo recorre a uma plataforma a que a marca chinesa designa de MAS: More Adaptable Structure.

O seu sistema de carregamento de até 90 kW permite recarregar de 20% a 80% em 35 minutos.

Em termos de preços, a estimativa é que seja vendido a partir de 35 mil euros no mercado nacional.

Estas são as suas características técnicas resumidas: 

Comprimento 4680 mm
Largura 1865 mm
Altura 1700 cm
Lotação 5 lugares
Peso 1770 kg
Bagageira 423 litros
Autonomia 400 km
Bateria 63.0 kWh
Potência máxima de carregamento 90 kW DC kW
Potência 204 cv
Binário máximo 310 Nm

 

Aiways U6

► O Aiways U6 será o segundo modelo totalmente elétrico produzido pela Aiways, tendo um visual, tanto exterior como interior, mais apelativo.

O Aiways U6 é a variante SUV coupé do U5.

O U6 é um SUV Coupé que mede 4805 mm de comprimento, 1880 mm de largura e 1641 mm de altura. A sua distância entre eixos é de 2800 mm. É também um tração dianteira e transporta cinco pessoas.

O U6 é muito provável que partilhe a mesma mecânica do U5, contudo, são dados que mais à frente terão de ser confirmados.

A ambição da marca chinesa para o mercado poeruguês é de alcançar 300 veículos vendidos no primeiro ano, de acordo com o representante Astara.

Artigo anteriorIberdrola apoia instalação de centrais fotovoltaicas na agricultura
Próximo artigoFornecedor automóvel Huf Portugal instala central fotovoltaica e carport solar

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of