Foi a pensar nos ciclistas de palmo e meio (e na carteira dos seus pais) que a Specialized desenvolveu a Jeff. Uma bicicleta infantil que promete vir a dar mais conforto aos seus utilizadores e que se destaca por “crescer com as crianças”. Mas, vamos por partes!

A ideia de se desenvolver uma bicicleta com as características da Jeff foi impulsionada pelos pais que se revelaram interessados num equipamento que servisse às crianças por cerca de 30 meses ou três verões.

Ora, sendo que as crianças de 5 a 12 anos crescem nos braços e nas pernas mais rápido do que no tronco, era necessário desenhar uma bicicleta que fosse proporcional e ajustável ao crescimento dos braços e pernas. Só dessa forma se alcançaria o ajuste perfeito várias vezes durante a vida do equipamento.

Partindo deste conhecimento a Specialized pôs mãos à obra e desenvolveu esta bicicleta “recorrendo às mesmas táticas que aplicamos com os atletas de classe mundial”. Ou seja, a marca pediu aos seus colaboradores para trazerem os seus filhos para o seu escritório em Bouder, CO.

Enquanto analisava as crianças em cima da bicicleta a Specialized concentrou-se em avaliar quatro pontos em específico. Estavam os seus joelhos alinhados na pedalada? Estavam os seus ombros posicionados corretamente? Quais as crianças que alcançavam o guiador mais facilmente? São os componentes compatíveis com o seu tamanho?

A adaptação dos componentes da bicicleta

Todas as informações que a Specialized recolheu enquanto observava as crianças em cima da bicicleta foram otimizados no processo de desenho da Jeff. A marca procurou, acima de tudo, “aumentar o conforto, eliminar pontos de dor comuns, prevenir futuras lesões e melhorar o potencial de desempenho do ciclista”. 

Em comunicado é revelado que a marca conseguiu perceber como tornar a bicicleta proporcional. “Os componentes podem parecer pequenos detalhes, mas os nossos estudos com as crianças veio provar que eles fazem uma grande diferença para os nossos ciclistas”, assegura a Specialized.

Um selim Bridge de 130 mm, específico para crianças, e um cranque com um Q-fator mais estreiro, por exemplo, têm o poder de criar um bom alinhamento anca-joelho-tornozelo. “Isso ajuda a evitar dores nos joelhos e melhora a força da pedalada – para que os ciclistas possam pedalar mais e mais rápido”, explica a Specialized

Através dos seus estudos a marca conseguiu ainda perceber que “punhos mais estreitos e manetes de travão de curto alcance oferecem melhor controlo e manobrabilidade”. Isto traduz-se em “ciclistas mais confiantes”.

A curva de crescimento médio das crianças

A Specialized decidiu pegar na curva de crescimento médio das crianças e projetou 30 meses de crescimento médio na capacidade de ajuste da Jeff. Essa capacidade de adaptação surge na forma de “2 roscas para os cranques, um espigão de selim longo e um guiador ajustável para um maior alcance”.

O objetivo passava, desde o início, por se criar “uma bicicleta capaz de se adaptar a qualquer nível de capacidade, estilo de condução e padrão de crescimento”. Para isso também contribui o facto da Jeff pesar somente 9,39kg.

Atendendo às características deste equipamento, a Specialized descreve a Jeff como “o veículo indicado para as crianças aprenderem, crescerem e, quem sabe, passarem para as próximas etapas na sua jornada a pedalar”.

Andar de bicicleta é uma aventura que “começa com o primeiro impulso sobre duas rodas e que rapidamente evolui para paragens a derrapar e descobertas de trilhos desafiantes”.

Artigo anteriorGTS é o primeiro Taycan a ultrapassar 500 km de alcance
Próximo artigoKia assume compromisso com neutralidade carbónica até 2045

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of