Luís Simões conquista a medalha de ouro EcoVadis

0
Luís Simões conquista a medalha de ouro EcoVadis

A Luís Simões, operador logístico a atuar na Península Ibérica, recebeu uma vez mais a Medalha de Ouro da EcoVadis, empresa especializada em ratings de sustentabilidade empresarial na cadeia de abastecimento. Este é o terceiro ano consecutivo em que o Grupo obtém esta qualificação graças ao seu trabalho para a consecução dos objetivos de sustentabilidade, de forma a afiançar o seu posicionamento enquanto empresa responsável.

Para esta avaliação, a plataforma EcoVadis analisou as políticas da Luís Simões relativamente a diferentes áreas, como a proteção do meio ambiente e a ética, entre outras. No geral, o operador alcançou uma pontuação de 72/100, superior à média do setor em cada um dos aspetos analisados. Do total obtido, destaca-se em primeiro lugar a área dos Direitos Humanos e Laborais, com um total de 80/100, bem como a pontuação em sustentabilidade.

O resultado obtido é fruto do impulso conjunto das diferentes áreas que compõem a Luís Simões, no sentido de criar um modelo de transporte que contribua para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pelas Nações Unidas.

Durante os últimos anos, a Luís Simões tem levado a cabo diferentes projetos para conseguir um modelo de transporte e logística mais sustentável e, para poder alcançar este objetivo, definiu nove princípios na sua estratégia de sustentabilidade. Desde 2017 têm sido implementados vários projetos, como o de inventário e contabilização de gases de efeito de estufa (GEE) em todas as empresas do Grupo. Além disso, a Luís Simões já conta com 13 gigaliners em circulação nas estradas de Portugal e Espanha, tendo sido a primeira empresa a introduzir este tipo de veículos na Península Ibérica de forma consistente.

No que toca à sustentabilidade, uma das últimas apostas da empresa foi a abertura do seu Centro de Operações Logísticas (COL) Puerta Centro – Ciudad del Transporte em Guadalajara, Espanha. Este complexo, e também o COL de Cabanillas del Campo da empresa, conseguiram a certificação LEED por parte do USA Green Building Council. Entre os parâmetros que possibilitaram a consecução deste reconhecimento, encontra-se a promoção da mobilidade sustentável.

“Este ano, mais do que mantermos os resultados obtidos na edição passada, conseguimos bater um novo recorde, superando os objetivos definidos. Este reconhecimento reafirma a nossa aposta num modelo de transporte e logística sustentável, e reforça o nosso empenho para o conseguir,” assinala Cláudia Simões, coordenadora de Desenvolvimento Sustentável da Luís Simões.

O relatório realizado pela EcoVadis dá conta de um trabalho comum desempenhado pela equipa da Luís Simões. Os resultados obtidos são partilhados com as 55 empresas registadas na plataforma, cujo fim é o de qualificar o desempenho de Sustentabilidade na cadeia de abastecimento mundial. Mais de 75.000 empresas recorrem à EcoVadis para diminuir o seu impacto ambiental e impulsionar a transparência e a confiança entre os sócios comerciais.