A Kia está a mostrar no Salão de Los Angeles (AutoMobility LA) o Concept EV9, modelo que dá pistas sobre o próximo EV da marca sul-coreana, um SUV 100% elétrico. E a indicação é de que este venha a ser um SUV de tamanho grande para sete ocupantes na sua versão de produção.

O Concept EV9 apresenta um comprimento de 4930 mm, 2055 mm de largura e 1790 mm de altura, assinalando ainda uma distância entre eixos de 3100 mm.

São dimensões que o tornam o maior dos SUV atuais da marca, sendo 12 centímetros mais comprido do que o Sorento.

As três filas de bancos são flexíveis para permitir criar um espaço “lounge”: os bancos viram-se, permitindo aos ocupantes da primeira e da terceira fila ficar frente a frente, enquanto os bancos da segunda fila se dobram e transformam em mesa.

Plataforma E-GMP

Este SUV foi desenvolvido com base na Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), apresentando um visual aventureiro, reforçado pelos volumosos guarda-lamas e pelas jantes de 22 polegadas.

Para a criação do protótipo, o construtor afirma ter recorrido a materiais desenvolvidos a partir de resíduos depositados no ecossistema marinho.

A marca utilizou redes de pesca recicladas na construção do piso do veículo, assim como garrafas de plástico e fibras de lã, igualmente recicladas, para o revestimento dos bancos.

Para muitos dos revestimentos interiores foi utilizado couro vegan, mais ético e sustentável do que o couro animal convencional.

A Kia afirma que planeia reduzir gradualmente a utilização de couro animal em todos os seus veículos.

No interior, o teto panorâmico permite a entrada de luz natural, destacando-se ainda o ecrã interativo ultra-amplo de 27 polegadas.

A zona das condutas de ar do capot é utilizada como painel solar, que ajuda a recolher alguma da energia elétrica que o Concept EV9 utiliza. Com a implementação desta inovação, os proprietários dos BEV passarão a ter uma fonte de energia alternativa quando não estiverem próximos de uma estação de carregamento, refere o fabricante.

Para melhorar a aerodinâmica e a autonomia, o Kia Concept EV9 tem barras de tejadilho retráteis, que recolhem quando não estão a ser usadas. Sempre que necessário, as barras podem ser subidas através de um simples toque num botão.

O sistema de monitorização com câmaras, que substitui os espelhos retrovisores laterais convencionais, é mais um contributo para as propriedades aerodinâmicas.

 

 

Artigo anteriorExpositores feitos com cápsulas de café aproveitados como canteiros
Próximo artigoJovens propõem utilizar os satélites no Espaço para salvar o Planeta

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of