Decorre até ao final do ano o concurso para estimular a reciclagem de embalagens no Ecoponto Amarelo “Melhor Desempenho, Mais Reciclagem”, lançado em maio pela Tetra Park e pela Sociedade Ponto Verde.

A iniciativa quer envolver os Sistemas de Gestão de Resíduos Urbanos (SGRU) de Portugal continental e ilhas e todos os portugueses com o objetivo de aumentar as taxas de reciclagem.

Embalagens no Ecoponto amarelo

Para participarem, os consumidores têm apenas que colocar todas embalagens de leite, sumos, natas ou outras (pacotes de bebidas, as chamadas ECAL – Embalagens de Cartão para Alimentos Líquidos) no Ecoponto amarelo ou pelo sistema de recolha porta a porta. A dará um donativo a uma organização de responsabilidade social.

€10.000
Valor que o SGRU entregará a uma associação de solidariedade da sua área.

“Colocando as embalagens no ecoponto amarelo não só faz a sua parte para com o meio ambiente e ainda contribui na ajuda de uma associação de cariz social”, salientam os promotores da iniciativa.

O SGRU que registe um maior aumento percentual de ECAL retomadas face ao ano 2020 será premiado com o valor em numerário de dez mil euros.

“Assim premeia-se toda a comunidade que contribuiu para o alcançar do objetivo comum”, insiste a Tetra Park e a Sociedade Ponto Verde.

A particularidade deste prémio é o seu carácter social pois o valor será depois entregue a uma organização de responsabilidade social, escolhida pelo SGRU, cuja atuação decorra na sua área de abrangência.

“Este tipo de embalagem, os pacotes de bebidas, têm tido um grande aumento na recolha seletiva, mas é necessário que a sua recolha cresça muito mais, uma vez que as ECAL que não são colocadas nos Ecopontos, vão junto com os resíduos urbanos da recolha indiferenciada cujo destino é eliminação (aterro/incineração), e perde-se todo o potencial de reciclagem e novas matérias-primas que daí advêm”, explica a Sociedade Ponto Verde.

“Os pacotes de leite, sumos e de natas são recicláveis. A única forma de não se perderem estes materiais é a participação dos portugueses na reciclagem, colocando todas as embalagens nos Ecopontos ou sistemas de recolha seletiva porta-a-porta”, sublinham estas entidades.

Artigo anteriorNoite de Halloween bem passada com gadgets inteligentes
Próximo artigoMeio milhar de escolas recolheram mais de 430 toneladas de resíduos elétricos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of