Num momento único na sede da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, um dinossauro furioso entra na Assembleia Geral “para fazer um alerta aos diplomatas que ainda pensam que a ação climática é algo trivial”.

O dinossauro faz um apelo para que os líderes mundiais não escolham a extinção e salvem a espécie humana antes que seja tarde demais.

Este dinossauro gerado por computador faz parte da campanha da ONU “Não Escolha a Extinção”, do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O vídeo, que aqui partilhamos, mostra o dinossauro a discursar perante a Assembleia Geral, lembrando que a sua extinção, há quase 70 milhões de anos, aconteceu devido a um asteróide, mas que atualmente, não existem desculpas para não salvar o planeta.

Uma pesquisa lançada pelo PNUD como parte da campanha mostra que o mundo gasta, por ano, 423 mil milhões de dólares (362 mil milhões de euros) para subsidiar combustíveis fósseis.

O valor é equivalente a quantia necessária para fornecer vacinas contra a COVID-19 para todas as pessoas do mundo e três vezes mais do que o valor anual necessário para erradicar a pobreza extrema.

“Ser extinto é uma coisa má, mas serem vocês humanos a contribuir para a vossa própria extinção é a coisa mais ridícula que eu já ouvi em 70 milhões de anos. Pelo menos, nós, dinossauros, tivemos um asteroide. Qual é a vossa desculpa?”

Com tantas pessoas vivendo na pobreza, o dinossauro questiona os líderes mundiais se não faz mais sentido ajudar essa parcela da população do que pagar por algo que pode acabar com a espécie humana.

“Ser extinto é uma coisa má, mas serem vocês humanos a contribuir para a vossa própria extinção é a coisa mais ridícula que eu já ouvi em 70 milhões de anos. Pelo menos, nós, dinossauros, tivemos um asteroide. Qual é a vossa desculpa? Vocês estão a caminhar em direção a um desastre climático e, contudo, todos os os anos os governos gastam centenas de biliões de dinheiros públicos a subsidiar combustíveis fósseis. Imaginem se tivessemos gasto centenas de biliões por ano a subsidiar meteoros gigantes. É isso que vocês estão agora a fazer”, diz o dinossauro.

Artigo anteriorbZ4X: novo SUV elétrico inaugura submarca na Toyota
Próximo artigoNoite de Halloween bem passada com gadgets inteligentes

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of