Um novo estudo pan-europeu analisou as atitudes do público face às alterações climáticas, revelando os sacrifícios pessoais que as pessoas estão dispostas a fazer na luta contra o aquecimento global.

O “Climate Countdown”, o mais recente dos relatórios trimestrais “Go Electric” da Ford, demonstra que uma esmagadora maioria dos europeus – uma média de 90% em cada um dos oito países inquiridos – sente ter algum nível de responsabilidade pessoal na luta contra as alterações climáticas.

Europeus colocam duas prioridades: plano de recuperação da covid-19 e plano global para enfrentar alterações climáticas.

Questionados sobre as principais questões que a Europa enfrenta atualmente – abrangendo tópicos importantes como o racismo sistémico, a provisão de saúde mental e o reequilíbrio da economia – a existência de um plano global para enfrentar as alterações climáticas surge em segundo lugar, sendo apenas superado pela recuperação da COVID-19 como a principal prioridade.

Medidas mais rigorosas

E embora haja um acordo para o facto de que ter um plano para as alterações climáticas é essencial (29%), esta mesma percentagem de pessoas afirmou ser necessário adotar imediatamente medidas mais rigorosas para travar as alterações climáticas.

Divulgada antes da COP26, a cimeira das Nações Unidas sobre o clima, que se vai realizar em Glasgow, esta investigação da Ford sugere “um surpreendente nível de vontade do público europeu em renunciar a muitos dos aspetos da vida moderna”, salienta a empresa.

O que estão os consumidores dispostos a renunciar?

Entre os aspetos-chave que os europeus estariam dispostos a sacrificar, destacaram-se a não utilização de plásticos (45%), a redução do consumo de energia (45%) e a compra de bens produzidos localmente (35%).

No entanto – adianta ainda o estudo – há também uma proporção substancial que afirmou estar disposta a limitar a compra de roupa nova (34%) e a mesma percentagem de pessoas disse que estaria disposta a utilizar menos o seu automóvel (34%), enquanto 25% respondeu que estaria disposta a desistir de viajar para o estrangeiro de avião. Apenas uma muito reduzida minoria, 4%, disse que não estaria disposta a fazer qualquer sacrifício.

Do estudo ressalta ainda a indicação de que os consumidores esperam que as empresas demonstrem uma maior preocupação com o ambiente: 87% disseram ser importante que se compre produtos de empresas que tenham uma contribuição positiva ou neutra em termos de carbono, com 56% a dizer que esta é uma consideração muito importante (40%) ou a mais importante (16%).

Consumidores reconhecem que elétricos são o futuro, mas existem ainda barreiras à sua adoção
No que diz respeito às atitudes europeias em relação aos Veículos Elétricos (VE), o inquérito apurou que existe um reconhecimento crescente entre o público de que os VE são o futuro (37%), mas também sugere que ainda existem barreiras à sua adoção.
As preocupações com o carregamento e a ansiedade da autonomia continuam a estar entre as questões mais significativas salientadas pelos consumidores, com 39% a dizer que têm preocupações sobre onde poderiam carregar o seu veículo, 24% a revelar que a infraestrutura atual não é a apropriada e 30% a dizer que os VE os atrasariam nas viagens longas.

“Este inquérito demonstra o quanto os europeus se preocupam com as alterações climáticas e que estão prontos a tomar uma série de medidas individuais para ajudar a combatê-las. Quando se trata de transporte pessoal, é evidente que veem os VE como o futuro, mas o que o inquérito também mostra é que as pessoas continuam a ter preocupações em relação às infraestruturas de carregamento e à perceção da ansiedade causada pela autonomia”, referiu Stuart Rowley. O Presidente da Ford Europa acrescenta: “Creio que cabe a todas as partes interessadas – governos, tanto nacionais como locais, fornecedores de energia e empresas de automóveis – apresentar aos consumidores argumentos convincentes sobre as oportunidades de eletrificação e criar as infraestruturas necessárias para apoiar essa visão, pois só com uma abordagem unificada poderemos cumprir esta promessa. A Ford está empenhada na eletrificação e orgulhamo-nos de ser um líder na ajuda aos consumidores na sua transição para veículos eletrificados”.
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