Nasceu a APOCME – Associação Portuguesa de Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica. A nova associação resulta da união de esforços de cinco das empresas mais relevantes no panorama da mobilidade elétrica: Prio.E, EDP Comercial, Galp Power, KLC e Mobiletric.

O objetivo deste fórum é defender os Operadores e Comercializadores de Mobilidade Elétrica e bater-se pelo crescimento da rede de carregadores de veículos elétricos

“A Prio.E, a EDP Comercial, a Galp Power, a KLC e a Mobiletric querem dar resposta a uma procura significativa por este mercado – desde janeiro, já se venderam mais de 19 mil veículos elétricos em Portugal, segundo dados da UVE – Associação dos Utilizadores de Veículos Elétricos”, refere a associação.

“Os operadores de pontos de carregamento e os comercializadores de energia devem continuar a fazer crescer a rede pública e as opções de carregamento. Para isso, os processos de licenciamento devem ser cada vez mais rápidos e ágeis e as soluções para os utilizadores cada vez mais digitais e acessíveis”, sublinha a Prio, em comunicado.

“A PRIO não poderia deixar de estar presente e contribuir com a experiência acumulada de mais de 10 anos nesta área de atividade”, diz Carlos Ferraz, da Prio

A APOCME pretende promover estes valores junto do Governo e das principais entidades nacionais e internacionais, assim como aproximar-se do público em geral, proporcionando um conhecimento crescente sobre os benefícios da mobilidade elétrica nas suas várias componentes: ambientais (que se traduzem numa mobilidade sem emissões de carbono); económicas (com o custo total de propriedade de um elétrico cada vez mais baixo, face a um veículo a combustão); e fiscal (devido aos incentivos atualmente em vigor).

O primeiro Presidente da APOCME é Carlos Ferraz, Responsável da divisão de Mobilidade Elétrica da Prio.

PRIO.E, EDP Comercial, Galp Power, KLC e Mobiletric são as empresas fundadoras.

DECLARAÇÃO da Prio: “Unir esforços com a indústria para um desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica com foco no utilizador”
“Apesar de legislada em Portugal há mais de 10 anos, a mobilidade elétrica apenas entrou na fase de mercado no final de 2018. Nestes últimos três anos temos assistido a uma evolução enorme no mercado – em número de veículos e utilizadores, na dimensão da rede de carregamento e em novas soluções que facilitam a adoção deste tipo de mobilidade por novos UVE. Faz por isso todo o sentido a criação da APOCME. Pretendemos unir esforços com a indústria para um desenvolvimento sustentável da mobilidade elétrica com foco no utilizador. A Prio não poderia deixar de estar presente e contribuir com a experiência acumulada de mais de 10 anos nesta área de atividade.” – Carlos Ferraz, Presidente da APOCME e Responsável Mobilidade Elétrica da Prio
DECLARAÇÃO da EDP Comercial: “Responsabilidade acrescida a todos os intervenientes do setor”
“Nesta fase em que vemos uma clara aceleração nesta transição para uma mobilidade mais sustentável, exige-se também uma responsabilidade acrescida a todos os intervenientes do setor, para uma implementação eficaz do modelo Mobi.e, da sua evolução e da melhor forma de potenciar esse impacto de forma positiva para os utilizadores de veículos elétricos” – Gonçalo Castelo Branco, diretor de Mobilidade Inteligente da EDP Comercial.
DECLARAÇÃO da Galp: “Convergência de ideias das empresas que mais investem neste negócio”
“Esperamos que a criação desta associação contribua significativamente para o desenvolvimento do setor em Portugal, na medida em que procurará garantir uma convergência de ideias ao nível das empresas que mais investem neste negócio e que têm todo em interesse em criar as condições necessárias para um crescimento acelerado e sustentável da mobilidade elétrica” – Rui Vieira, Responsável de Mobilidade Elétrica da Galp
DECLARAÇÃO da KLC: “Contribuir para a transição energética”
“Tendo em conta o crescimento da mobilidade elétrica nos últimos anos e a evolução prevista para os próximos, penso que é útil a KLC, que opera em várias vertentes do setor, estar presente na APOCME e poder contribuir para esta transição energética” – Pedro Nunes, CEO KLC
DECLARAÇÃO da Mobiletric: “Necessidade de dotar as infraestuturas de capacidade de serviço”
“O advento da mobilidade elétrica é uma das principais consequências das mudanças contemporâneas nas nossas sociedades, impelindo a uma necessidade de dotar as infraestuturas de capacidade de serviço, quer seja carregamento, quer seja acessibilidade a elementos ou até na capacidade de planear e gerir a energia. Desta forma, a Mobiletric acredita que os desafios presentes devem ser encarados de forma individual por cada um dos agentes económicos, mas os mesmos, pela sua natureza sistémica, devem ser sujeito de reflexão do conjunto dos agentes, neste caso os Operadores de Mobilidade Elétrica. A presença na APOCME responde a essa necessidade e fazemos votos para que tal seja o pronúncio de um maior esclarecimento e benefício de todos os que participam, empresas e utilizadores” – João Matos Gomes, diretor-geral da Mobiletric, Lda.

►  Sobre a Prio
A Prio é a maior produtora de biocombustíveis em Portugal e a terceira maior produtora europeia de biodiesel a partir de matérias-primas residuais. Para assegurar o escoamento desses biocombustíveis, opera e abastece uma rede de mais de 250 estações de serviço de Norte a Sul de Portugal, nas quais oferece, para além dos combustíveis líquidos convencionais, carregamento para veículos elétricos e abastecimento de automóveis a Gás (GPL Auto). Opera um terminal de armazenagem e logística primária independente em Aveiro, através da qual se pode abastecer no mercado internacional. Para assegurar o abastecimento da sua fábrica de biodiesel no mercado nacional, a Prio coordena a recolha de óleos alimentares usados e de outras matérias-primas residuais em mais de 600 pontos de recolha em Portugal. A Prio tem uma posição de destaque na mobilidade elétrica, pelos seus mais de 10 anos de experiência. É Operador de Pontos de Carregamento (OPC) desde 2011, com mais de 200 pontos de carregamento em Portugal continental, e Comercializador de Eletricidade para a Mobilidade Elétrica (CEME) desde 2017. Para saber mais, consulte o site www.prio.pt.

►  Sobre a EDP Comercial
A EDP Comercial é a empresa do grupo EDP que atua no mercado livre de energia. Com mais de quatro milhões de clientes e uma oferta integrada de energia e serviços, a EDP Comercial pretende inovar e evoluir para continuar a construir o futuro, que passa cada vez mais por soluções renováveis e sustentáveis, como é o exemplo da Mobilidade Elétrica. A EDP Comercial está focada no lançamento de novos produtos e soluções comerciais para o carregamento de veículos elétricos em casa e nas empresas e do alargamento da rede pública de carregamento, tanto em número de pontos de carregamento como em dispersão geográfica, em Portugal, Espanha e no Brasil. Saiba mais sobre as nossas soluções para particulares e empresas em edp.pt.

►  Sobre a Galp
A Galp é um dos principais operadores do mercado no âmbito da mobilidade, bem como um dos principais operadores no fornecimento de energia para a mobilidade, casa e empresas, garantindo o fornecimento das várias fontes de energia. Em 2010, a Galp inaugurou o primeiro carregador rápido numa estação de serviço na Europa, dando assim suporte à transição para a mobilidade elétrica do mercado português. Desde essa data, a Galp tem aumentado a sua oferta de carregadores na rede publica de carregamento contando, à data, com mais de 800 pontos de carregamento em operação e implementação. Para além dos postos de abastecimento, está igualmente presente na via pública, áreas comerciais, parques de estacionamento e empresas. Até ao final de 2021, a Galp tem o objetivo de disponibilizar mais de mil tomadas de carregamento em todo o território nacional, incluindo as ilhas. As expectativas são as de atingir os 10 mil pontos de carregamento em operação na Península Ibérica no final de 2025.

►  Sobre a KLC
A Kilometer Low Cost, S.A. (KLC) é uma empresa inovadora e uma referência no mercado das soluções integradas de mobilidade elétrica em Portugal. Para um futuro mais sustentável, a KLC acredita que é necessário potencializar a produção de energias renováveis e contribuir para a redução da utilização de combustíveis fósseis. É uma empresa certificada, com uma frota automóvel 100% elétrica, que atua como Operador e como Comercializador através da marca CHARGE2GO, em parceria com a Ecochocie, S.A. Está presente no fornecimento e construção de infraestruturas para instalação de equipamentos, serviços de manutenção e dispõe de parceiros estratégicos na área de produção solar e eficiência energética. Com uma cobertura nacional, a KLC instalou desde 2017 mais de 1.000 postos e atualmente tem na sua gestão mais de 1.500 pontos de carregamento de veículos elétricos.

►  Sobre a Mobiletric
A Mobiletric, Lda. é, desde 2015, uma das empresas que mais tem investido em soluções que permitam alcançar uma transição energética e sustentável. Está licenciada como Operador de Ponto(s) de Carregamento (OPC) e Detentor de registo de comercialização de eletricidade para a mobilidade elétrica (CEME) integrada na rede Mobi.e. Disponibiliza soluções de carregamento público e energia para veículos elétricos, bem como soluções integradas de mobilidade elétrica para empresas com presença em todo o território Continental e Ilhas. Ao longo dos tempos tem apostado em soluções inovadoras de carregamento de veículos elétricos tendo, em 2021, instalado o primeiro hub de carregamento disponibilizando todas as tipologias e permitindo o carregamento simultâneo de 4 viaturas: carregamento normal de 22 kW, rápido de 50 kW e ultrarrápido de 160 kW. Conheça as suas soluções em: www.mobiletric.com.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of