A startup portuguesa ALBEDO, cuja proposta se baseia na produção de material de isolamento térmico para edifícios a partir de resíduos biológicos cítricos, ganhou o primeiro prémio do 6º Cleantech Camp, programa de apoio ao empreendedorismo na área da energia limpa, no valor de 20.000 euros.

O projeto francês Spectrumlab, que propõe o fabrico de revestimentos inteligentes para edifícios, capazes de os aquecer e arrefecer passivamente, foi premiado com o segundo prémio de 5.000 euros.

Por fim, a Amnis Pura, também de Portugal, que desenvolve uma tecnologia de purificação de gases, incluindo hidrogénio, para uma vasta gama de indústrias, ganhou o terceiro prémio de 5.000 euros.

Mais de 90 ideias de negócio de toda a Europa candidataram-se para fazer parte do programa durante a edição deste ano.

Entre eles, 15 projetos de Espanha, Portugal, França, Suécia, Itália, Finlândia e Ucrânia foram selecionados para seguir o programa de formação entre abril e julho.

O Comité do Cleantech Camp 2021 selecionou seis projetos finalistas, que apresentaram as suas propostas num evento realizado na sede da Barcelona Activa, um parceiro local do programa, no qual foram escolhidos os três vencedores.

Financiamento de “pilotos” na área da energia

Os empreendedores que participaram no Cleantech Camp começaram a trabalhar no desenvolvimento de pilotos, que têm sido avaliados nos últimos meses pelos parceiros industriais do programa para um possível financiamento.

A Prio, a Enagás Emprende e a Naturgy estão a trabalhar em conjunto para um possível piloto com a startup portuguesa Amnis Pura.

A CRH escolheu o desenvolvimento de pilotos com a ALBEDO, bem como com a Carbominer, uma startup ucraniana finalista nesta edição, que propõe a captura de CO2 diretamente do ar, a um baixo custo.

Este programa é organizado pela EIT InnoEnergy e apoiado pelos parceiros industriais Prio, Naturgy, Enagás Emprende e CRH, assim como pela Barcelona Activa, ZBM Patents & Trademarks, Osborne Clarke e Bridge The Gap.

O Cleantech Camp é um programa de apoio ao empreendedorismo na área da energia limpa, com o objetivo de transformar projetos em negócios.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of