O 25º filme de James Bond, “No Time To Die”, que estreou em Portugal nos cinemas a 30 de setembro, assinala também o regresso do icónico Aston Martin DB5, como poderá ver neste curto vídeo, em jeito de “aperitivo”.

Para assinalar o lançamento de mais um capítulo desta mítica saga do agente secreto mais famoso do planeta, a The Little Car Company, a Aston Martin e a EON Productions decidiram criar uma edição especial “No Time To Die” do Aston Martin DB5.

Para tal, desenvolveram um DB5 miniatura (com 66% do tamanho do modelo real, a medir 3,05 metros de comprimento e 1.12 metros de largura) com propulsão elétrica.

O DB5 autêntico, à escala real, atrás; e o DB5 Junir elétrico no plano da frente da foto.

O DB5 Junior é uma versão um terço mais pequena do DB5 original e está equipada com um motor 100% elétrico.

Aston Martin DB5, o molde para o DB5 Junior “007”

O Aston Martin DB5 original foi digitalizado em 3D para servir de referência e permitir uma reprodução totalmente precisa neste exemplar que transporta um adulto e uma criança.

Embora alguns elementos do carro tenham sido replicados, como os instrumentos Smiths no painel, outros elementos foram reinventados para a era moderna.

“No Time To Die” é realizado por Cary Joji Fukunaga e tem (pela quinta e última vez) no papel de 007 o ator Daniel Craig. Em “No Time To Die”, Bond deixou o serviço ativo e está a desfrutar de uma vida tranquila na Jamaica. A tranquilidade cessa quando um velho amigo, da CIA, lhe pede ajuda. A missão de resgatar um cientista sequestrado acaba por ser traiçoeira, levando Bond na trilha de um vilão (interpretado por Rami Malek) armado com uma nova tecnologia perigosa. A atriz que faz de Bond Girl é a cubana Ana de Armas (personagem Paloma). E como tem de ser num filme de 007, as cenas de perseguições são marcantes!

O medidor de combustível foi convertido num medidor de bateria, enquanto a temperatura do óleo agora monitoriza a temperatura do motor.

A edição especial “No Time To Die” foi projetada como um cabrio e não como o coupé conduzido por 007.

Com quatro modos de condução (“Novice”, “Expert”, “Competition” e “Escape”) e uma autonomia de até 128 km, os “aspirantes” a agentes secretos devem ser capazes de escapar de qualquer situação. Isto porque existem também alguns “Ovos de Páscoa” secretos escondidos dentro do carro para os proprietários encontrarem.

Esta colaboração com a The Little Car Company criou um objeto de coleção carregado de gadgets à 007!

Um volante de libertação rápida permite uma entrada e saída rápida para o condutor. O veículo tem travagem regenerativa e travões de disco Brembo de alto desempenho. Amortecedores Bilstein e molas helicoidais dão forma à suspensão.

Nenhum carro Bond estaria, todavia, completo sem gadgets de estilo Q, e a edição Aston Martin DB5 Junior “No Time To Die” não é exceção.

Chris Corbould OBE, supervisor de efeitos especiais que venceu um Oscar e trabalhou em quinze filmes de James Bond desde o início dos anos 1980, foi consultor da The Little Car Company no desenvolvimento dos gadgets deste veículo de 007 em miniatura.

Todos os dispositivos são operados por comandos individuais num painel de interruptores escondido na porta do passageiro.

Com o apertar de um botão, os faróis caem para revelar um conjunto duplo de canhões Gatling (simulados, naturalmente!), completos com explosões de barril e flashes também de imitação!

Ao bom jeito dos filmes de espiões, para ludibriar e despistar os perseguidores, este veículo tem uma chapa de matrícula digital que muda, uma cortina de fumo que pode ser acionada e um dispensador de óleo para os ladrões perderem tração!

Tudo a brincar, mas com um grande rigor no pormenor.

Embora este DB5 Junior não possa ser conduzido em estrada (não tem homologação para tal), todos os proprietários receberão uma adesão automática ao respeitado Aston Martin Owners Club.

“Considerado o carro mais famoso da história do cinema, o Aston Martin DB5 repleto de gadgets impressionou o público em todo o mundo há mais de cinquenta anos. Agora, essa história continua. Como parte de uma parceria exclusiva com a EON Productions e Aston Martin, tivemos a oportunidade de criar algo verdadeiramente único para os fãs e colecionadores de James Bond. Mal podemos esperar para ver as aventuras desses carros com os seus donos”, aponta Ben Hedley, CEO da The Little Car Company.

Este veículo elétrico à escala terá apenas 125 exemplares construídos.

O DB5 Junior está disponível em duas variantes – o DB5 Junior e o DB5 Vantage Junior. O DB5 Junior standard tem até 5kW de potência, enquanto o DB5 Vantage Junior aumenta para 10kW de potência de pico.

O preço do carro foi definido em £ 90.000, algo como 105 mil euros, mais impostos locais. É caro, sim. Mas este é um objeto de coleção raro.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of