A Cupra iniciou a produção em série do seu primeiro veículo 100% elétrico, o Cupra Born, na fábrica em Zwickau (Alemanha), o qual estará disponível no mercado a partir de novembro.
A produção do modelo marca o início de uma nova era para o fabricante, que no último Salão Internacional do Automóvel de Munique (IAA) 2021 anunciou uma ofensiva elétrica com a ambição de se tornar uma marca totalmente elétrica até 2030.
A fábrica onde o Cupra Born será feito
A fábrica de Zwickau é a primeira fábrica de produção de veículos 100% elétricos do Grupo Volkswagen e é considerada a maior e mais eficiente fábrica de elétricos da Europa.
Com uma produção diária de até 1.400 veículos, a fábrica alemã tem uma capacidade de produção anual próxima de 330.000 automóveis elétricos. Além do Cupra Born, esta produz mais quatro modelos, o Volkswagen ID3, o Volkswagen ID4, o Audi Q4 e-tron e o Audi Q4 Sportback e-tron.
Primeiro veículo produzido com um conceito neutro de CO2 líquido
“É uma honra produzir um automóvel tão especial como o Cupra Born em Zwickau. Temos uma equipa experiente na produção de veículos elétricos, e o Born torna-se o quinto modelo baseado na plataforma MEB a ser produzido nesta fábrica. Além disso, este veículo será produzido utilizando energias renováveis sob o conceito neutro de CO2 líquido”, explicou Stefan Loth, Presidente do Conselho de Administração da Volkswagen Saxony e ex-diretor da fábrica de Martorell.
O Cupra Born é o primeiro modelo da marca a responder a um conceito neutro de CO2 líquido, enquanto a energia proveniente de fontes renováveis é utilizada na cadeia de abastecimento. Segundo o construtor, este modelo inclui ainda bancos feitos com materiais sustentáveis do Mar Mediterrâneo.
O CUupra Born vai aumentar o mix da marca para 20% das vendas globais da empresa e contribuir para a redução das emissões de CO2.
Deixe um comentário