A Automotive Cells Company (ACC) nasceu em 2020 pela mão da Stellantis e da TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, para a criação de um gigante europeu de baterias para veículos elétricos – agora, esta aliança empresarial alarga-se à Mercedes-Benz.

O fabricante germânico chegou a um acordo para passar a ser o novo sócio da ACC, ainda que a operação esteja sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.

Mercedes-Benz com um terço do capital

Esclarecem as empresas envolvidas que a Mercedes-Benz torna-se acionista da ACC, em parte idêntica à da Stellantis e à da TotalEnergies, detendo cada entidade um terço do capital.

Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030.

Por outras palavras, com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias, de forma a apoiar a competitividade industrial da Europa na conceção e fabrico de baterias.

Investimento superior a 7 mil milhões de euros

O novo objetivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

“A chegada da Mercedes-Benz como novo acionista é um marco importante para a ACC”, comentou Yann Vincent, Diretor Geral da ACC.

“Trata-se de um grande voto de confiança expressa pela Mercedes-Benz no nosso roteiro tecnológico e na competitividade dos nossos produtos. Esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentando o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para com um futuro elétrico e sustentável”.

Artigo anteriorPlataforma BMW incentiva condutores de PHEV a circularem em modo EV
Próximo artigoNestlé revela planos para apoiar transição para um sistema alimentar regenerativo

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of