A bicicleta será rainha na Semana Europeia de Mobilidade, evento que acontece em toda a Europa, de 16 a 22 de setembro.

A iniciativa também se desenrola na Amadora, com um conjunto de atividades de promoção de uma mobilidade sustentável a serem organizadas pela Câmara Municipal da Amadora e pela Ecomood Portugal.

O Welectric como media partner irá dar dar a conhecer tudo o que irá ocorrer na Amadora, ao longo de toda a próxima semana.

Para já, resumimos os destaques deste fim de semana, com os velocípedes e os veículos elétricos a terem o grande protagonismo.

► VOLTA METROPOLITANA

Numa parceria com a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa, será organizado um passeio de cicloturismo em dois dias (sábado e domingo), envolvendo os 18 concelhos da Área Metropolitana.

No sábado, 18 de setembro, o passeio destina-se aos municípios na margem norte do Tejo da Área Metropolitana de Lisboa; no domingo, 19 de setembro, o passeio de bicicleta é organizado para os utentes da margem sul do Tejo da Grande Lisboa.

Quem quiser, pode participar em ambos os dias. Independentemente do local de partida, todos os percursos convergem num mesmo destino.

No passeio na margem norte o ponto de chegada será a Praça do Comércio no município de Lisboa. No passeio da margem sul o ponto de chegada será no Parque da Vila na Quinta do Conde no Município de Sesimbra.

O passeio é acessível a todos, não havendo limite de idade, sendo o grau de dificuldade dependente do número de quilómetros percorridos e da inclinação dos percursos.

Para saber mais informações sobre os percursos e os horários dos passeios de bicicleta em cada um dos municípios, clique nos links abaixo fornecidos:

Para obter informações sobre os diferentes percursos e hor´ários em cada município, aceda ao Portal Viva.

No caso concreto da Amadora, o passeio partirá do Parque da Ilha Mágica, indo recolher os participantes do concelho de Sintra ao Palácio Nacional de Queluz, atravessando depois várias freguesias da Amadora até se ir juntar aos participantes do concelho de Odivelas, seguindo então depois conjuntamente até à beira-Tejo.

Após a celebração simbólica na Praça do Comércio, os participantes regressam ao ponto de partida onde, durante toda a manhã, ficarão a acontecer várias atividadades, como as aulas de bicicleta gratuitas da Decathlon.

A marca portuguesa Beeq Bicycles associa-se a este evento proporcionando a alguns inscritos a possibilidade de fazerem o passeio numa das suas bicicletas elétricas. Ou, tão simplesmente, de as experimentar antes ou depois do passeio, no Parque da Ilha Mágica.

► 2º AMADORA PEDDY CHALLENGE

Dedicado a equipas de três amadorenses ou seus convidados, este Amadora Peddy Challenge será efetuado num percurso que visitará alguns pontos icónicos do concelho. Ao longo de cerca de três horas (entre as 9h e as 13h), os participantes terão que responder a perguntas de observação, de sustentabilidade e outras. Haverá também algumas tarefas a executar, de forma divertida e descontraída, sempre numa óptica de promoção da mobilidade pedonal e do exercício físico. O ponto de encontro é na Escola de Mobilidade da Amadora, na Estrada da Falagueira.

► 3º AMADORA ELECTRIC CHALLENGE
Com partida e chegada na Escola de Mobilidade da Amadora, as equipas terão oportunidade de conhecer melhor a Amadora, responder a perguntas de observação e de sustentabilidade, executar algumas tarefas e divertir-se sustentavelmente. O passeio em veículos elétricos acontecerá entre as 14,45h e as 19,30h.

Artigo anteriorVolvo C40 Recharge, o elétrico sem pele de origem animal está a chegar
Próximo artigoTransferência modal para ferrovia é chave para a sustentabilidade dos transportes, conclui cimeira Train Summit