Foto: Helena Lopes/Pexels

Dirigidos às Organizações Não-Governamentais (ONG) portuguesas empenhadas em fortalecer a sociedade civil, reforçar a cidadania ativa e empoderar os grupos mais vulneráveis, a Fundação Calouste Gulbenkian e a Fundação Bissaya Barreto estão a lançar novos concursos do Programa Cidadãos Ativ@s.

Estes novos concursos, com uma dotação de 1,85 milhões de euros, pretendem apoiar projetos que se desenvolvam nas quatro grandes áreas abrangidas por este programa:

► Eixo 1 – Fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica

Este concurso do Programa Cidadãos Ativ@s apoia projetos de ONG portuguesas, que visem fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica.

Em 2021, são apoiados projetos dedicados à monitorização de políticas públicas e à organização de campanhas de sensibilização que combatam o extremismo, o discurso de ódio e o populismo.

Para este concurso, as candidaturas encerram a 16 de novembro de 2021.

► Eixo 2 Apoiar e defender os Direitos Humanos

Este concurso do Programa Cidadãos Ativ@s apoia projetos de ONG portuguesas, que tenham como objetivo apoiar e defender os direitos humanos. Para este concurso, as candidaturas encerram a 12 de novembro de 2021.

► Eixo 3 Empoderar os grupos vulneráveis

Este concurso do Programa Cidadãos Ativ@s apoia projetos de ONG portuguesas, que tenham como objetivo empoderar os grupos vulneráveis.

Em 2021, o Programa procura apoiar projetos que promovam o empoderamento económico através da formação de pessoas vulneráveis e/ou a criação ou melhoria de serviços que tenham por objetivo aumentar a qualidade de vida dos beneficiários.

Para este concurso, as candidaturas encerram a 11 de novembro de 2021.

► Eixo 4 – Reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil

Este concurso do Programa Cidadãos Ativ@s apoia projetos de ONG portuguesas, que tenham como objetivo reforçar a capacidade e sustentabilidade da sociedade civil.

Em 2021, o Programa procura apoiar projetos dirigidos à capacitação do promotor e/ou de outras ONG.

Para este concurso, as candidaturas encerram a 15 de novembro de 2021.

Estes quatro concursos surgem na sequência de outros, lançados em 2018, 2019 e 2020, que já permitiram apoiar 122 projetos com um total de 8,1 milhões de euros.

Cada projeto apresentado poderá ser apoiado com um valor que varia entre 20.000 e 75.000 euros, por um período máximo de 20 meses.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of