A Spin, empresa de micromobilidade da Ford Motor Company, anunciou a sua entrada em Portugal, ao disponibilizar as suas trotinetes elétricas partilhadas na cidade de Matosinhos.

A partir desta semana, a Spin vai colocar à disposição dos residentes e visitantes desta cidade da área metropolitana do Porto uma frota de 200 trotinetes, esperando aumentar este número até ao final do ano de acordo com a procura.

A entrada em Matosinhos também vai resultar na parceria entre a Spin e o centro de Engenharia e Desenvolvimento do CEiiA, que está a desenvolver o AYR, um projeto para a cidade de Matosinhos que pretende recompensar a população da cidade pelos seus comportamentos sustentáveis.

“Para aprofundar o compromisso com a cidade, a Spin ainda vai ceder às 5 corporações de bombeiros de Matosinhos 10 trotinetes elétricas para estes se deslocarem de forma gratuita pela cidade. O objetivo é fomentar a mobilidade dos bombeiros usando este modo de transporte mais sustentável”, refere a Spin.

O AYR irá quantificar as emissões de CO2 evitadas pelos utilizadores que optarem por utilizar as trotinetes partilhadas da Spin em vez do automóvel e atribuir créditos acumuláveis numa carteira digital, os quais podem futuramente ser trocados por bens ou serviços verdes em Matosinhos, tais como nas faturas de eletricidade referentes ao carregamento de veículos elétricos ou descontos na aquisição de serviços culturais, entre outros.

Crédito de 5 euros

Para comemorar a chegada a Portugal, a empresa vai disponibilizar um crédito de 5 euros para todos os utilizadores que descarregarem a sua app no primeiro mês deste serviço.

Para fazer uma viagem, os utilizadores precisam de descarregar a aplicação Spin no smartphone, rever um conjunto abrangente de regras e diretrizes de segurança e colocar o código promocional “OLA-PORTUGAL”.

Na Europa, a Spin tem operações em Espanha, Alemanha e Reino Unido.

Felix Petersen, responsável europeu da Spin, refere o entusiasmo “por trazer a primeira das nossas frotas de trotinetes elétricas a Matosinhos, uma cidade que tem desenvolvido projetos inovadores de mobilidade para tornar a sua cidade cada vez mais inteligente e sustentável. Espero que este lançamento seja o primeiro de muitos em Portugal, tendo como objetivo fornecer serviços de trotinetes, mas também bicicletas partilhadas”.

“Queremos ouvir as necessidades de mobilidade da população portuguesa e demonstrar que as trotinetes e bicicletas partilhadas são alternativas acessíveis, baratas e mais ecológicas em comparação com automóveis”, salienta Felix Petersen.

“Demonstrar a outras cidades portuguesas que Spin está disponível”

Filippo Brunelleschi, responsável ibérico da Spin referiu que “a Spin vê este projeto de mobilidade com Matosinhos com um objetivo claro de criar um caso de mobilidade a nível europeu e demonstrar a outras cidades portuguesas que a Spin está disponível para oferecer as suas várias soluções de micromobilidade. Em Matosinhos, decidimos disponibilizar trotinetes com baterias amovíveis de modo a tornar a nossa operação logística mais sustentável e amiga do ambiente”.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of