A Porsche está a apresentar no IAA Mobility 2021, em Munique, de 7 a de 12 setembro, o concept Mission R, protótipo de um modelo elétrico de competição.

O veículo possui dois motores elétricos que disponibilizam até 800 kW (1088 cv) no chamado modo qualifying. A capacidade da bateria é de cerca de 80 kWh, com o fabricante a destacar o facto do sistema de recuperação ser inovador, ao tornar possível acelerar em modo competição sem perda de potência.

“Como complemento ao nosso envolvimento no Campeonato Mundial de Fórmula E, estamos agora a dar o próximo grande passo em direção à mobilidade elétrica. Este concept é a nossa visão de automóvel de competição elétrico para clientes. O Mission R incorpora tudo o que torna a Porsche forte: performance, design e sustentabilidade”, refere Oliver Blume, Chairman do Conselho Executivo da Porsche AG.

O desporto automóvel entre clientes desfruta de elevada estima na Porsche. Desde o início da Porsche Carrera Cup Deutschland, há 31 anos, o construtor de automóveis desportivos produziu e entregou mais de 4.400 automóveis Cup a partir de Weissach.

Um total de 30 troféus monomarca são assegurados em todo o mundo com base nestes fiáveis automóveis de elevadas prestações. A última versão do 911 GT3 Cup na época desportiva de 2021 é baseada na geração 992. O Porsche Mission R oferece uma indicação sobre o que poderá ser o futuro dos troféus monomarca.

Apresentação do protótipo em Munique. Da esquerda para a direita: Ruth Hofmann (apresentadora), Michael Steiner, Lutz Meschke, Michael Mauer, Oliver Blume, Patrick Dempsey (embaixador Porsche) e Timo Bernhard (embaixador Porsche)

1.100 cv no modo qualifying

O automóvel de tração integral disponibiliza 1.100 cv no modo qualifying e acelera dos zero aos 100 km/h em menos de 2,5 segundos. Velocidade máxima: mais de 300 km/h.

Em pista, o automóvel elétrico de competição alcança o mesmo tempo por volta que o atual Porsche 911 GT3 Cup.

Com os novos motores elétricos e as células da bateria – todos equipados com uma inovadora refrigeração a óleo – o concept Porsche Mission R produz uma potência constante de 500 kW (680 cv) no modo race.

A chamada “derating”, ou seja, a redução da potência da bateria devido às condições térmicas, foi eliminada.

► Se os concepts Mission E (em 2015) e Mission E Cross Turismo (em 2018) foram uma antecâmara de quais seriam os primeiros Porsche totalmente elétricos, o Taycan (de 2019) e o Taycan Cross Turismo (de 2021), este Mission R é a visão do que os clientes do desporto automóvel irão ver no futuro.

Um motor com até 320 kW (435 cv) alimenta o eixo dianteiro, enquanto um máximo de 480 kW (653 cv) é entregue ao eixo traseiro.

Com a tecnologia de 900 volts e o Porsche Turbo Charging, uma paragem de 15 minutos em corrida é tudo o que é necessário para carregar a bateria de 5 até 80 por cento SoC (state of charge).

O carregamento pode ocorrer até 340 kW. O Mission R apresenta também novos desenvolvimentos no Porsche Active Aerodynamics (PAA) com Drag Reduction System (DRS) na secção do nariz e na asa traseira. Compreende três lamelas em cada uma das entradas de ar laterais da secção do nariz, assim como uma asa traseira ajustável de duas secções.

A carroçaria do concept é largamente composta por plástico reforçado com fibras naturais (NFRP), material produzido a partir de fibras de linho obtidas a partir da agricultura. Este material ecológico é também usado no lábio do spoiler dianteiro, difusor e saias laterais. O NFRP é utilizado de forma extensiva no interior do Mission R, tais como painéis das portas, traseira e banco.

O design interior foca-se no condutor. Um ecrã ergonomicamente colocado entre os controlos do volante apresenta os dados relevantes durante a corrida. O monitor acima da coluna de direção apresenta as imagens das câmaras dos espelhos retrovisores laterais e central. Um ecrã tátil à direita do banco pode ser utilizado para mostrar os dados biométricos do condutor, por exemplo.

Com 4.326 milímetros de comprimento, o Porsche Mission R é mais curto que a atual gama 718 Cayman, mas é mais largo, com 1.990 milímetros e a sua altura de 1.190 milímetros é mais baixa.

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