O construtor de veículos elétricos Fisker está a acertar os últimos detalhes do SUV elétrico Ocean, quando falta pouco mais de um ano para o modelo começar a ser fabricado na sua versão de série.

Nesse contexto, a marca americana estabeleceu uma parceria que prevê que a Bridgestone seja seu parceiro exclusivo de fornecimento de pneus para o Fisker Ocean, o qual apresenta uma extensa utilização de materiais reciclados, incluindo um interior totalmente vegan e um telhado solar fotovoltaico opcional.

O Fisker Ocean terá pneus Bridgestone Potenza Sport para veículos vendidos na Europa e em determinados modelos vendidos na América do Norte.

O Fisker Ocean fará a sua estreia global no Salão Automóvel de Los Angeles 2021, com a produção a começar a 17 de novembro de 2022.

Os pneus Bridgestone feitos à medida para o veículo estarão disponíveis em duas medidas: 255/50 R20 e 255/45 R22. 

Os pneus Potenza Sport foram feitos à medida para proporcionar uma boa experiência de condução centrada no conforto de condução e estabilidade de manobrabilidade e são também concebidos para baixa resistência ao rolamento, o que conserva a energia da bateria do Fisker Ocean ao assegurar que é necessária menos energia para mover os pneus do veículo.

Os testes do protótipo do Fisker Ocean terão início durante o 4º trimestre de 2021.

Refere a Bridgestone que o Potenza Sport foi combinado com a tecnologia Enliten que, em média, reduz a resistência ao rolamento de um pneu em até 30% e o seu peso em até 20%. “Isto equivale a até 2 kg a menos de recursos de matéria-prima necessários para produzir cada pneu – um benefício ambiental do ponto de vista de recursos e gestão do estágio final de vida”, saliente o fabricante de pneus.

A Fisker irá comercializar o seu Ocean nos EUA a um preço inicial recomendado de 37.499 dólares (excluindo subsídios relacionados com VE) e abaixo de 32.000 euros na Alemanha (incluindo impostos e subsídios relacionados com VE).

A Bridgestone também irá fornecer pneus all season Alenza Sport feitos à medida para os Fisker Ocean vendidos na América do Norte.

Os pneus Alenza Sport são concebidos com um composto de próxima geração que proporciona melhorias na travagem em seco, na manobrabilidade em piso molhado e na resistência ao rolamento, para ajudar os condutores a desbloquearem todas as capacidades de desempenho do Fisker Ocean.

Avança a Bridgestone que os feitos à medida para o Fisker Ocean irão beneficiar da sua tecnologia de desenvolvimento virtual que permite a previsão precisa do desempenho de um pneu sem o produzir e conduzir fisicamente durante a primeira parte do processo de desenvolvimento.

O SUV elétrico Ocean vai “calçar” pneus desenvolvidos pela Bridgestone.

“Tornando o desenvolvimento de pneus mais sustentável, eficiente, preciso e flexível, o desenvolvimento virtual de pneus reduz o consumo de matéria-prima e as emissões de CO2 em aproximadamente 60% e reduz o tempo de desenvolvimento do produto e a velocidade de colocação no mercado em até 50%. A utilização planeada da tecnologia neste projeto apoia as ambições do Fisker Ocean de ser o veículo mais sustentável do mundo e ajudará a acelerar o tempo de desenvolvimento do projeto”, afirma a Bridgestone.

“Temos a ambição de construir o SUV mais sustentável, líder da sua classe na condução, manobrabilidade e alcance, e a Bridgestone desempenhará um papel fundamental na conquista deste objetivo. Esperamos continuar a trabalhar em estreita colaboração, cooperando na engenharia de desempenho e no desenvolvimento técnico dos pneus”, salienta Henrik Fisker, Presidente e CEO da Fisker.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of