A LG Electronics concluiu, com sucesso, a transmissão e receção de dados wireless 6G TeraHertz (THz) ao longo de mais de 100 metros num ambiente exterior.

Este marco foi alcançado a 13 de julho em colaboração com a Fraunhofer-Gesellschaft, laboratório de investigação aplicada da Europa, sendo que os dados viajaram entre o Fraunhofer Heinrich Hertz Institute (HHI) e o Berlin Institute of Technology na Alemanha.

“Como o 6G THz tem um alcance curto e apresenta uma perda de potência durante a transmissão e receção entre as antenas, um dos maiores desafios da evolução do 6G wireless foi a necessidade de amplificação de potência para gerar um sinal estável em frequências de banda ultralarga”, refere a LG.

O amplificador de potência desenvolvido pela LG e pela Fraunhofer HHI e Fraunhofer Institute for Applied Solid State Physics (IAF) foi crucial para o sucesso deste último teste.

O amplificador de potência é capaz de gerar um output de sinal estável de até 15dBm na faixa de frequência de 155 a 175 GHz.

A LG declata ter sido também bem-sucedida ao demonstrar a tecnologia de formação de feixe adaptável que altera a direção do sinal de acordo com as mudanças no canal e na posição do recetor, além de que a mudança da antena de alto ganho combina sinais de saída de vários amplificadores de potência e transmite-os a antenas específicas.

Comercialização dentro de quatro anos

Com o estabelecimento dos standards globais previsto para 2025 e a comercialização dentro de quatro anos a partir de então, as redes 6G serão capazes de suportar uma transmissão wireless mais rápida e velocidades de comunicação de baixa latência e elevada confiança.

O 6G será um componente-chave da Ambient Internet of Everything, a tecnologia emergente que visa melhorar os ambientes de vida e negócios, tornando-os mais sensíveis, adaptáveis, autónomos e personalizados face às necessidades dos consumidores, reconhecendo a presença humana e as suas preferências.

“O sucesso deste teste demonstra que estamos cada vez mais próximos da aplicação bem-sucedida do espectro de comunicação da rádio terahertz na próxima era do 6G”, afirma o I.P. Park, presidente e CTO da LG Electronics. “As nossas parcerias de sucesso com instituições e organizações de investigação locais e globais para promover o desenvolvimento das capacidades 6G têm sido muito gratificantes”.

Leia também:

5G? O 6G já acelera e a mobilidade vai ganhar com ele

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of