A AEP – Associação Empresarial de Portugal vai instalar, a partir de setembro, painéis solares e de postos de mobilidade elétrica no seu Edifício de Serviços, em Leça da Palmeira.

O projeto vai permitir que a energia gerada pela central fotovoltaica vá suprir em 45% as necessidades energéticas do edifício, que alberga vários serviços para as empresas e largas dezenas de colaboradores.

A empreitada é fruto de uma parceria com a empresa associada da AEP, Ecoinside, uma tecnológica de energias renováveis assinala o arranque da estratégia de sustentabilidade da AEP para a próxima década.

Para financiar o projeto, a Ecoinside recorreu ao fundo de investimento de capitais próprios, que soma 15 milhões de euros, estreado em 2020, e que tem como propósito apoiar as empresas, associações e autarquias portuguesas na transição energética e na redução de consumo de energia elétrica.

Dois tipos de carregadores

A empreitada, com uma duração estimada de 3 meses, prevê ainda a instalação de dois tipos de carregadores para veículos elétricos – um posto Ultra-Rápido (120 kW), único na região, com ligação à rede Mobi.e e um carregador privado para utilização da AEP – e a instalação de 365 painéis solares no parque automóvel do edifício.

O desenvolvimento do projeto com a AEP marca, também, a estreia da Ecoinside, enquanto Operador de Postos de Carregamento (OPC), passando a integrar a rede nacional de postos de carregamento de viaturas elétricas, Mobi.e.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of