De 6 a 9 de setembro, Lisboa recebe a Velo-city 2021, conferência internacional de mobilidade em bicicleta.

A iniciativa, que terá o seu “quartel-general” sedeado na FIL, no Parque das Nações, trará à capital portuguesa diversos especialistas em transportes que irão lançar ideias, olhar para iniciativas inovadoras e desafiar as autoridades a colocarem a bicicleta no centro das suas políticas de gestão e de planeamento do território.

bicicletas

Um dos temas que suscitará mais interesse será o da reestruturação das cidades e da política, considerando sempre o lugar que os velocípedes e os ciclistas ocupam na mobilidade urbana.

Os organizadores destacam que a atual explosão no recurso ao uso da bicicleta tem revelado a existente distribuição desigual de espaço nas cidades e apela a uma melhor infraestrutura que permita mobilidade ciclável segura para todos.

“Desde ciclovias, pontes cicláveis-pedonais, estacionamento de bicicletas, sistemas de partilha de bicicletas até à recolha de dados e monitorização são necessárias políticas para promovam mais mobilidade ciclável, reforcem este setor e repensem as cidades para sempre”, afirma a organização do Velo-city.

A propósito do tema “reestruturação das cidades e política”, o evento Velo-City organizará 9 debates:

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of