As bicicletas vão estar em realce na Semana Europeia da Mobilidade – Amadora 2021, tendo a organização definido várias atividades relacionados com os velocípedes enquanto veículo de transporte e de exercício físico.

Uma das iniciativas previstas consiste num passeio de bicicleta, dia 18 de setembro, numa organização em parceria com a TML – Transportes Metropolitanos de Lisboa.

Esse passeio terá partida em vários concelhos da Área Metropolitana e final comum na Praça do Comércio, em Lisboa, no qual será integrada a “Volta Metropolitana à Amadora”, um passeio de cicloturismo com um trajeto que passa por todas as freguesias da Amadora, numa ótica de promoção da coordenação da mobilidade a nível intermunicipal e metropolitano.

A “Volta Metropolitana à Amadora”, que esteve planeada para a Semana Europeia da Mobilidade de 2020, mas acabou por não se realizar devido à pandemia, partirá do Parque da Ilha Mágica, indo recolher os participantes do concelho de Sintra ao Palácio Nacional de Queluz, atravessando depois várias freguesias da Amadora até ir juntar-se aos participantes do concelho de Odivelas, seguindo então depois conjuntamente até à beira-Tejo.

“O trajeto delineado pelos Estrelas da Amadora, parceiros nesta organização, não acaba aí. Após a celebração simbólica na Praça do Comércio, regressamos novamente ao ponto de partida onde, durante toda a manhã, ficarão a acontecer várias atividades, como as aulas de bicicleta gratuitas da Decathlon”, dá conta a organização da EcoMood Portugal.
As inscrições para a Volta, abertas a toda a família, podem ser efetuadas nesta página do site dos Estrelas.

1ª Volta de Alfragide

Como aperitivo desta “Volta Metropolitana” na manhã do domingo anterior, dia 12 de setembro, a equipa da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora estará com o projeto Alfragide Sobre Rodas a realizar um passeio de bicicleta para pais e filhos que dará uma volta à freguesia de Alfragide.

“Vamos de Bicla”

Numa ótica de promoção da bicicleta como meio de transporte, a iniciativa “Vamos de Bicla” vai repetir-se este ano.

Durante a Semana Europeia da Mobilidade, incentiva-se os amadorenses, residentes ou trabalhadores, a usarem a bicicleta para as suas diversas deslocações e que registem esse momento, tirando uma fotografia criativa e partilhando-a nas redes sociais.

As fotos terão de ser publicadas no próprio perfil e partilhadas no Instagram da Semana Europeia da Mobilidade da Amadora ou no evento “Vamos de Bicla” que será, entretanto, criado no Facebook. Deverão ser usados os hashtags #amadoramobilityweek e #vamosdebicla.

As três “melhores” fotos serão premiadas. O júri será composto por elementos da Câmara Municipal da Amadora, da EcoMood Portugal e dos parceiros que apoiam esta iniciativa. A organização promete também um prémio especial extra-classificação para a melhor foto de colaboradores da autarquia.

Diagnósticos gratuitos

De uma forma complementar e porque “uma bicicleta parada ou doente não serve para nada”, a organização da Semana Europeia de Mobilidade da Amadora destaca o facto das duas oficinas da cidade (Oficina das Bicicletas e Moto Mix) terem aderido a esta iniciativa, oferecendo diagnósticos gratuitos às bicicletas amadorenses durante toda a Semana Europeia da Mobilidade.

Artigo anteriorBerlenga Sustentável já produziu 54 MWh de energias renováveis
Próximo artigoAtelier aquático de sustentabilidade no Algarve: para miúdos e graúdos

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of