A Citroën acaba de anunciar o lançamento do pequeno Ami em Portugal para o mês de setembro.
Veículo do tipo quadriciclo ligeiro (tipo “L6e”), o Ami pode ser conduzido, em Portugal, por maiores de 16 anos, com carta da categoria “B1”, podendo ser adquirido por valores entre os €7.350 e os €8.710, consoante as 6 possibilidades de personalização: do mais elementar Ami Ami (proposta de entrada) aos MY Ami Orange, MY Ami Khaki, MY Ami Grey e MY Ami Blue, a que se juntam as versões Ami Pop e Ami Vibe.
Já o profissional MY Ami Cargo, é proposto por €7.750.
Pensado para a condução em áreas urbanas, o AMI é um quadriciclo de dimensões ultracompactas: 2,41 m de comprimento, 1,39 m de largura e 1,52 m de altura.
O modelo tem autonomia de 75 km.
A sua bateria de 5,5 kWh de iões de lítio recarrega em três horas numa tomada elétrica normal de 220 V graças ao cabo existente a bordo, num processo tão simples como o de um smartphone ou de qualquer objeto do quotidiano.
A bateria está colocada horizontalmente sob o tablier de bordo para maximizar o espaço no habitáculo. O cabo de carregamento está guardado ao nível da entrada da porta do lado do passageiro.
O Ami pode também ser recarregado numa Wallbox, através de um cabo adaptado (opcional) ou numa tomada elétrica pública.
Este veículo dispõe de um motor de 6 kW que lhe permite alcançar uma velocidade de 45 km/h.
Nível de Equipamento | |||||
Ami Ami | MY Ami Orange | MY Ami POP | MY Ami VIBE | MY Ami CARGO | |
MY Ami Khaki | |||||
MY Ami Grey | |||||
MY Ami Blue | |||||
Motor de 6 kW com bateria de iões de lítio de 5,5 kWh | €7.350 | €7.750 | €8.250 | €8.710 | €7.750 |
Refere a marca que os diferenciais de preços devem-se à diferente aplicação dos kits de personalização que, nas variantes MY Ami Orange, MY Ami Khaki, MY Ami Grey e MY Ami Blue podem ser colocados pelo cliente, segundo o processo que a Citroën define como “Faça Você Mesmo”. Estes são comercializados por €400.
Já os kits para as duas versões de topo – MY Ami Pop e MY Ami Vibe – deverão ser colocados pela marca, reflexo do diferencial de €900 e de €1.360 face ao PVP de um Ami Ami de entrada de gama.
E pena a velocidade máxima não superar os 50 km/h para permitir circular em vias rápidas,por ex entre duas localidades próximas.
A classificação como quadriciclo e a possibilidade de ser conduzido com 16 anos impõe esse limite