De forma a contribuir para um uso mais eficiente de água na agricultura, a Fundação Calouste Gulbenkian criou um apoio dirigido a entidades com conhecimento e experiência na gestão da água de rega, que possam trabalhar com outros representantes do setor agrícola.

Apostada em trabalhar, em primeira instância, com o setor que mais sofrerá com a escassez de água – o setor agrícola –, a Gulbenkian faz, deste modo, uma aposta “na formação dos agricultores, na partilha de conhecimentos práticos (demonstração entre pares) das soluções existentes e do seu grau de eficiência, na promoção de um trabalho em rede, num contexto de proximidade”.

20 anos
Portugal enfrenta risco de escassez de água nos próximos 20 anos.
 
75%
A atividade agrícola, centrada no regadio, consome 75% da água utilizada em Portugal.

 

Embora a iniciativa se destine a todo o setor agroalimentar e se pretenda promover o trabalho em rede entre agricultores, apenas se podem candidatar pessoas coletivas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que sejam o elemento agregador e coordenem o projeto à volta de uma cultura específica, ao longo de uma campanha.

Além disso, apenas serão elegíveis projetos com impacto direto em Portugal.

O valor de financiamento por projeto não deve ser inferior a setenta mil euros nem exceder cem mil euros.

As candidaturas a este programa encerram no dia 15 de outubro de 2021 às 15 horas.

Em 2020, a Fundação Calouste Gulbenkian publicou o estudo “O Uso da Água em Portugal”, resultado de uma investigação encomendada pela Fundação Calouste Gulbenkian ao C-Lab (Consumer Intelligence Lab) sobre o uso da água em Portugal, centrada no setor agrícola. O estudo (disponível aqui) resultou de um trabalho exaustivo que envolveu conversas, visitas de campo e inquéritos a mais de 500 agricultores nacionais, a partir do qual foi elaborado um retrato dos desafios e das oportunidades sentidas por quem está no terreno a uma maior eficiência no uso da água.

Leia também:

Gulbenkian Água: escassez anunciada impõe agricultura mais sustentável

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of