Nos próximos dias 24 e 25 de julho vai para a estrada a segunda etapa do “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, o primeiro campeonato português de veículos 100% elétricos que se disputa na modalidade de regularidade.

A prova em questão é a Eco Race Proença-a-Nova.

Assim, depois do Oeiras Eco Rally Portugal, a Eco Race Proença-a-Nova é a segunda etapa do campeonato, trazendo para as paisagens da Beira Baixa uma “corrida verde” onde apenas podem participar veículos BEV (Battery Electric Vehicle).

Durante os dois dias da prova, que contará com 15 classificativas, distribuídas por duas secções, os concorrentes percorrerão cerca de 190 km, dos quais 102 km serão em modo classificativo.

A prova é organizada pelo Classic Clube de Portugal (CCP) em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

Para os promotores CCP e Road-21, a escolha do distrito de Castelo Branco para a realização da segunda etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias prendeu-se com o facto deste distrito, segundo Paulo Almeida, presidente da organização, “produzir dez vez mais energia verde do que aquela que precisa e por ter estradas magníficas para um evento desta natureza”.

Partida às 14,30h de sábado

O primeiro dia da prova começa às 10h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, para verificações administrativas e técnicas, estando a partida para a primeira etapa marcada para as 14h30.

Os concorrentes passarão por Sobreira Formosa, Fórneas, Sobrainho dos Gaios, Alvito da Beira, Catraia Cimeira e Casalinho, terminando esta primeira etapa no Refúgio do Raposo.

Em complemento, irá realizar-se, também no sábado, dia 24 de julho, a Prio Street Stage, uma prova extra-campeonato, que decorrerá na Rua Alfredo Lopes Alves, nas imediações dos Bombeiros Voluntários de Proença-a-Nova, às 18h30.

Segundo dia de prova

O segundo dia de prova tem início às 9h30, para a realização da segunda etapa, e as equipas percorrerão um percurso que passa por Maljoga, Vergão, Labrunhal, Caniçal, Serimogão, S. Pedro do Esteval e Moitas. O último troço classificativo terá lugar na Figueira, uma das Aldeias de Xisto mais emblemáticas do país.

A cerimónia do pódio acontecerá no domingo, às 13h00, no Parque Urbano Comendador João Martins.

Depois desta etapa, o Campeonato de Portugal de Novas Energias vai acelerar até à Estrada Nacional 2, para disputar, nos dias 6 e 7 de novembro, a “Rota N2 Electric” e terminará com o “Circuito UVE”, em data ainda por definir.

Leia também:

Ralis de regularidade explicados pela Prio Renault Eco Team

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of