Com o transporte rodoviário a ser responsável por 25% das emissões de CO2, um dos caminhos para uma mobilidade amiga do ambiente passa pela introdução de veículos comerciais zero emissões que garantam uma distribuição livre de carbono de todo o género de mercadorias.

A parceria estabelecida entre Renault e Hyvia para o desenvolvimento de uma mobilidade de hidrogénio verde vai ao encontro deste objetivo, tendo esta semana sido adiantados mais alguns pormenores.

De acordo com o calendário oficial revelado, este projeto prevê que a Hyvia disponibiliza, até ao final de 2021, uma gama de três veículos comerciais ligeiros a pilha de combustível, baseados em modelos Renault:

► Master Van H2-TECH – Um comercial de grandes dimensões, destinado ao transporte de bens e mercadorias, com um volume de carga de 12 m3 e uma autonomia de até 500 km.

► Master Chassis Cab H2-TECH – Uma van destinada ao transporte de cargas ainda maiores, com uma capacidade de 19 m3 e uma autonomia de aproximadamente 250 km.

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Renault Master Chassis Cabine H2-TECH

► Master Citybus H2-TECH – Para o transporte de até 15 passageiros e com uma autonomia de cerca de 300 km, uma solução pensada para empresas, municípios e serviços públicos locais.

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Renault Master Citybus H2-TECH

“Para enfrentar os desafios da mobilidade do hidrogénio, precisamos de oferecer automóveis a pilha de combustível e todo o ecossistema envolvente. A Hyvia oferece soluções de mobilidade, chave na mão, que potenciam a produção, armazenamento, distribuição de hidrogénio verde e uma vasta gama de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) H2. Estas soluções irão satisfazer as novas necessidades das empresas, grandes contas, frotas e comunidades locais e impulsionar a transição energética como um todo”, afirma David Holderbach, Presidente da Hyvia.

Comerciais com pilhas de combustível

A Hyvia baseia-se na experiência da Plug Power, especialistas em soluções de hidrogénio, com mais de 20 anos de experiência em células de combustível e eletrolisadores, e uma rede de mais de 100 estações de reabastecimento, que distribuem mais de 40 toneladas de hidrogénio diariamente.

A Hyvia irá oferecer soluções de eletrólise, estações de armazenamento móveis e, no final de 2021, estações de reabastecimento de hidrogénio.

Uma das particularidades é que os postos de reabastecimento de hidrogénio estarão disponíveis para aluguer ou compra “e a sua utilização terá a garantia de ser simples e segura”, refere a Hyvia.

Estes automóveis são construídos com uma arquitetura Dual Power: podendo ser alimentados, tanto por eletricidade, como por energia baseada no hidrogénio.

Estes VCL têm uma autonomia de até 500 km: 100 km através da energia elétrica, o restante a partir do hidrogénio. Estão equipados com uma bateria de 33 kWh, uma pilha de combustível de 30 kW, e tanques com uma capacidade para entre 3 kg e 7 kg de hidrogénio, dependendo da versão.

A Hyvia está baseada em França, em quatro localizações. A montagem das pilhas de combustível e das estações de reabastecimento de hidrogénio, na fábrica de Flins, arrancará no final de 2021.

Os produtos serão comercializados por toda a Europa.

A Hyvia é uma joint venture entre a Renault e a Plug Power

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