Através de uma parceria com a Narc Frutas, a Helexia instalou uma central fotovoltaica na cobertura do edifício, com uma potência de 317 kWp capaz de produzir 470 MWh de energia por ano.

O maior consumo energético da fábrica da Narc Frutas provém das suas 32 câmaras frigoríficas.

Deste modo, a Narc Frutas torna-se capaz de produzir parte da sua energia – recurso bastante necessário nas suas instalações pela sua capacidade de armazenamento de cerca de 7500 toneladas de fruta em frio.

Energia renovável evita 212 toneladas de CO2/ano

Redução de CO2 conseguida equivale a plantar 5400 árvores por ano.

Este projeto com a Helexia e codesenvolvido pela Prosolia Energy, permite à empresa do ramo agroalimentar produzir energia limpa e renovável, evitando cerca de 212 toneladas de CO2 anualmente, o equivalente a plantar 5400 árvores por ano e ao consumo de energia de cerca de 94 agregados familiares.

Controle de pragas mais natural

A par da produção de energia solar, a Narc Frutas aposta na produção sustentável, com uma utilização racional dos produtos fitofármacos. O recurso a largadas de insetos/ácaros é essencial para o controle de algumas pragas sem recorrer à utilização de produtos fitofarmacêuticos, sendo o objetivo atingir a produção resíduo zero, na qual os frutos chegam à fábrica sem fitofármacos quantificados nas análises de resíduos. A fruta na fábrica é unicamente lavada com água, não sendo utilizados químicos.

O conceito de economia circular e minimização de desperdício também está muito presente com o material orgânico (folhas e troncos) recolhidos nos calibradores a servirem de adubo natural para os terrenos. As frutas que não têm o calibre desejado são aproveitadas para sumo.

A Narc Frutas é uma cooperativa constituída em 1998 através do agrupamento de nove fruticultores do concelho de Alcobaça. Está situada em pleno Oeste, nos concelhos de Alcobaça, Caldas da Rainha e Nazaré, com uma área de produção de cerca de 220ha. A maioria da sua produção assenta na Pêra Rocha e Maçã dos tipos Royal Gala, Jonagored, Golden e Fuji.

Artigo anteriorVeículo elétrico da Apple começa a ganhar forma: o que já se sabe
Próximo artigoQuais são as freguesias mais sustentáveis?

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of