Apesar da crescente conectividade de todos os géneros de equipamentos via Internet poder criar vulnerabilidades nos sistemas, o facto é que a IoT é, acima de tudo, uma imensa mais-valia para tornar as Smart Homes também mais seguras – essa foi uma das ideias a retirar da Innovation Talk “Home of the Future 2021” que a Schneider Electric promoveu.

Num evento digital, estes especialistas em gestão de energia e automação apresentaram um conjunto de novidades para o setor residencial e para soluções domésticas inteligentes.

“Na Schneider Electric acreditamos que a resposta para casa do futuro envolve quatro atributos fundamentais: personalização, para que as casas sejam mais confortáveis e flexíveis; resiliência, no sentido de as casas garantirem a segurança e continuidade do serviço de energia elétrica; eficiência energética; e sustentabilidade”, afirmou Patrícia Pimenta, VP Home & Distribution da Schneider Electric Iberia.

Novas funcionalidade da app Wiser by SE

Assim, a nova aplicação Wiser by SE, a plataforma Smart Home da empresa que utiliza a IoT para dar resposta às necessidades das casas, foi atualizada para garantir espaços mais personalizáveis, sustentáveis e seguros.

Entre as principais novidades da gama Wiser destacam-se os novos dispositivos para a segurança das casas. Por exemplo, a nova câmara IP para interiores conta com funções como um alarme de deteção de movimento, gravação e captação de fotografias e som, com altifalante e microfone incorporados. Permite ver, na aplicação, o que está a acontecer – mesmo à noite, graças à sua visão por infravermelhos.

Foi também lançada uma gama de sensores de presença, inundação ou abertura de portas, que fornecem informações críticas por serem capazes de detetar variações e irregularidades na casa: abertura de portas ou janelas, mudanças de temperatura, deteção de movimento ou até mesmo fugas de água.

A app Wiser by SE tem a capacidade de associar o controlo de iluminação, persianas, estores, electrodomésticos com interruptores, sensores e alarmes, numa única aplicação, através do smartphone.

A app está disponível na Apple Store e na Google Play.

Outras configurações de dispositivos, como brilho de luz de fundo ou controlo da amplitude do regulador de luz poderão, igualmente, ser feitas com a aplicação.

No caso de eventualidades críticas, como no desencadeamento do Sensor Wiser de Inundação, o utilizador receberá no seu telefone uma notificação imediata de alerta.

Casas cada vez mais digitais e elétricas

“O último ano demonstrou, mais do que nunca, que as nossas casas vão tornar-se cada vez mais digitais e mais elétricas. O objetivo da Schneider Electric é encontrar o equilíbrio para que este desenvolvimento seja também sustentável e, por isso, devemos capacitar as residências para que possam monitorizar os consumos, otimizar as utilizações e controlar todos os dispositivos internos. Acreditamos firmemente na nossa capacidade para realizar esta transformação que começa nas casas,” afirmou Patrícia Pimenta, VP Home & Distribution da Schneider Electric Iberia.

No evento foram também apresentadas novidades para proteção para a casa, casos do Resi9 (sistema modular de proteção para quadros elétricos residenciais), da Combi SPU (tecnologia compacta contra sobretensões), do novo interruptor diferencial de tipo F-Superimunizado (que garante os níveis máximos de imunidade contra perturbações elétricas) e um re-ligador diferencial RED.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of