A Momondo, site de pesquisa de viagens global, fez um ranking de países a propósito do tópico “trânsito e sustentabilidade”.

Ao todo, foram analisados 31 países. A categoria “trânsito e sustentabilidade” foi elaborada com base em fatores que afetam as condições de circulação, como a poluição atmosférica, o trânsito e a quantidade de automóveis por 1000 habitantes.

Também levou em consideração o número de estações de carregamento de veículos elétricos para quem quiser alugar um carro ecológico.

Cruzadas todas as informações, os Países Baixos conseguiram o primeiro posto deste ranking, muito por graças da sua “densidade elevadíssima de estações de carregamento em comparação com a área territorial do país”, bem como em virtude de ter “muito poucos carros por 1000 habitantes”.

No geral, afirma a Momondo, “os países com boas classificações nesta categoria têm menos trânsito quando comparados com outros”, afirma a Momondo.

Nesta classificação, Portugal obtém um 6º lugar.

“Todas as fontes foram acedidas e os dados recolhidos entre 22 de fevereiro e 10 de março de 2021. Os valores recolhidos baseiam-se nos dados mais recentes disponíveis”, indica a Momondo.

Confira o ranking e a legenda dos critérios considerados para a análise:

Trânsito e sustentabilidade:

A categoria Trânsito e sustentabilidade inclui quatro fatores:

Estações de carregamento de carros elétricos
Calculado como o número total de estações de carregamento por 100 km2.
Fonte:
 Open Charge Map

Carros de passageiros per capita
Carros de passageiros por 1000 habitantes.
Fontes: Eurostat,Statice.is,Wikipédia

Nível de congestionamento
Nível de congestionamento médio (2020) expresso sob forma de percentagem, calculado como a média das principais cidades. Fonte: TomTom Traffic Index 2020

Exposição à poluição do ar
As partículas finas (PM2.5) são o poluente atmosférico que configura o maior risco para a saúde em todo o mundo. Os dados referem-se à exposição superior a 10 microgramas/m3 e estão representados como médias anuais
Fonte: OECD (2021), Air pollution exposure (indicator). doi: 10.1787/8d9dcc33-en (Consultado a 10 de março de 2021)

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of