Até setembro de 2022, o Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, acolhe uma exposição didática e interativa sobre a água.

A iniciativa tem o título “Água, uma exposição sem filtro” e tem o apoio, entre outras instituições, da Fundação Calouste Gulbenkian, cujo estudo “O Uso da Água em Portugal” serviu também de base para a concretização da iniciativa.

Produzida pelo Pavilhão do Conhecimento, esta exposição surge no contexto da Década Internacional para a Ação – Água para o Desenvolvimento Sustentável e enquadra-se no Objetivo 6 das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.

Composta por 30 módulos, a exposição desafia o visitante a assumir com empenho um compromisso pela água.

Muito virada para famílias e concebida para fazer pensar miúdos e graúdos, a exposição leva os visitantes a dois presentes (presente com acesso a água; presente sem acesso a água) e dois futuros (futuro com acesso a água; futuro sem acesso a água).

Neste jogo, os visitantes têm de carregar em botões para evitar situações de desperdício. Foto: Pavilhão do Conhecimento

Estas diferentes realidades exploram os contrastes entre a vida com e sem acesso a água.

A exposição pretende não apenas alertar, de forma lúdica, para a forma como a informação e a tecnologia podem, por exemplo, ajudar os agricultores a gerir, de forma mais sustentada, os recursos existentes, como também chama a atenção para aquilo que cada um, enquanto consumidor, pode fazer para preservar esse bem escasso que é a água.

a exposição dá uma visão do que seria o mundo sem o acesso ao bem essencial que é a água.

 

Vista do espaço, a Terra é azul. No entanto, de toda a água existente, menos de 1% está disponível para consumo. Neste módulo em formato de planeta somos confrontados com a limitação deste recurso imprescindível. Foto: Pavilhão do Conhecimento
Artigo anteriorNovo paradigma da mobilidade conquistou mercado: matrículas já não enganam
Próximo artigoSucessor de XC60 estreia baterias feitas em gigafábrica europeia

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of