A Audi está a depositar grandes expectativas no Q4 e-tron. O modelo será o mais barato dos elétricos da marca alemã (ver aqui) e permitirá que o construtor alcance um volume de vendas em termos de 100% elétricos que não tinha até aqui.

Na semana em que o modelo está a chegar aos stands nacionais, a SIVA, representante da Audi em Portugal, fez uma apresentação estática deste seu novo BEV à imprensa nacional e nós resumimos em 10 os aspetos que mais se destacam no Q4 e-tron.

► 1 ► O Audi elétrico mais barato
O Q4 e-tron passa a ser o 100% elétrico mais acessível da marca alemã. Custa desde 44.850 euros (versão 35 e-tron), o que o coloca também com um preço competitivo para esgrimir perante a concorrência.

► 2 ► Estreia plataforma
O Q4 e-tron é o primeiro modelo Audi elétrico desenvolvido com base na plataforma modular MEB do Grupo Volkswagen

► 3 ► Habitabilidade
O Q4 e-tron mede 4,588 metros de comprimento total. Porém, é no seu interior, onde estivemos já sentados, que o espaço surpreende: são 1,83 metros de comprimento em termos de habitáculo, o que, em termos de interior, o torna cerca de 2 cm mais comprido do que o Q7, o SUV de maiores dimensões da Audi e que oferece sete lugares. O espaço para as pernas do Q4 e-tron é muito generoso, como comprovámos.

► 4 ► Bancos traseiros mais altos
Os bancos traseiros são montados numa posição cerca de sete centímetros mais elevada do que os dianteiros, para que os respetivos ocupantes também possam usufruir de uma ampla visibilidade.

► 5 ► Duas carroçarias
Se o SUV e-tron já se apresentava em dois formatos de carroçaria (SUV e Sportback), o Q4 e-tron repete a fórmula, com uma versão SUV (à venda no arranque da comercialização, a partir de 25 de junho) e outra Sportback, com uma linha do tejadilho especialmente baixa, ao estilo coupé (à venda a partir de setembro). O Sportback custará mais 2070 euros do que o SUV. Podem escolher-se oito cores para a carroçaria. Em termos de mix de vendas entre as duas carroçarias, o construtor está a prever que as encomendas se façam de forma equitativa 50%-50%.

► 6 ► Mais desportivo, menos espaço para bagagem? Errado!
Seria de pensar que o design da carroçaria Sportback poderia retirar algum espaço ao Q4 e-tron. No entanto, face à versão SUV, o Q4 e-tron Sportback garante mais 15 litros de arrumação na bagageira, num total de 535 litros contra 520 litros.

► 7 ► Novo volante
Num interior que prima pelo design simples, a Audi estreia no Q4 e-tron um novo volante, com novos comandos com feedback tátil e acústico.

► 8 ► Autonomia
A variante SUV do Q4 e-tron tem um máximo de autonomia de 520 km (alcançada pela versão 40 e-tron que a marca estima que seja a mais vendida entre nõs). A versão Sportback assinala uma autonomia perto dos 530 km. Ou seja, fruto da sua melhor aerodinâmica (coeficiente de penetração aerodinâmico de 0,26 contra 0,28 do SUV), o Sportback ainda tem cerca de 10 km de autonomia superior face ao SUV.

► 9 ► Manobrabilidade
O Q4 e-tron surge com um raio de viragem de 10,2 metros, um bom registo se pensarmos que o A1 oferece 10,5 metros.

► 10 ► Garantias
Este novo elétrico Audi terá quatro anos de garantia. Já as baterias contem com 8 anos de garantia ou 160 mil km.

► 11 ► Equipamentos
O Q4 e-tron apresentar-se-á aos clientes em três níveis de equipamento: um base; Advanced; e S-Line.

► 12 ► Um ou dois motores
Serão três as opções de motorização do Q4 e-tron no arranque: 35 e-tron (com 125 kW/170 cv de potência; bateria de 55 kWh de capacidade e 51,5 kWh líquidos); 40 e-tron (150 kW/204 cv; bateria de 82 kWh e 76,6 kWh líquidos); e 50 e-tron (220 kW/299 cv; baterias de 82 kWh e 76,6 kWh líquidas). As variantes 35 e-tron e 40 e-tron disporão, cada uma, de um motor elétrico atrás. Já a mais performante 50 e-tron terá dois motores elétricos, um por eixo. O modelo terá ainda uma versão 45 e-tron quattro 82 kWh/265 cv.

Audi Q4 Sportback 50 e-tron quattro

► 13 ► Carregamento
O Q4 35 e-tron e o Q4 40 e-tron podem ser recarregados a um máximo de 7,2 kW em corrente alternada e de 100 kW em carga rápida a corrente contínua. A bateria do Audi Q4 50 e-tron quattro pode ser recarregada a 11 kW ou 125 kW. O serviço Audi e-tron Charging providencia o acesso a mais de 210.000 pontos de carregamento em 26 países europeus, com um cartão apenas. Com o tarifário transit, os custos base mensais são grátis no primeiro ano de contrato e o custo por kWh em postos Ionity é de apenas 29 cêntimos. Usando carregamento por corrente contínua com capacidade de 125 kW em condições ideais, são necessários dez minutos para um intervalo de aproximadamente 130 km (WLTP, no Q4 40 e-tron).

► 14 ► Head-up display com realidade aumentada
Em termos de apoio à condução, o modelo tem um head-up display com realidade aumentada, que projeta informações à frente do condutor numa perspetiva equivalente a uma diagonal de cerca de 70 polegadas – é uma novidade absoluta na Audi.

► 15 ► Iluminação à escolha
A iluminação exterior é fornecida integralmente por LED. A originalidade está, contudo, nas opcionais óticas dianteiras LED Matrix que introduzem quatro assinaturas luminosas, possíveis de eleger pelo condutor através do ecrã do sistema de infoentretenimento (MMI Touch) com ecrã tátil de 10,1 polegadas, que, no final do ano, também estará disponível com 11,6 polegadas.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of