O novo modelo de painel solar que a LG deu a conhecer, o NeON H, faz uso das vantagens das células bifaciais, tecnologia inovadora que o painel fotovoltaico NeON 2 Bifacial trouxe para o mercado.

Como funcionam estes painéis de dupla face?

As células bifaciais estão concebidas para absorver irradiação, não só a partir da parte frontal, mas também da parte traseira, utilizando uma chapa posterior transparente.

À esquerda: eficiência de LG NeON 2 BiFacial; À direita: eficiência de produto monofacial convencional

Esse traço permite retirar um rendimento maior do painel. Segundo as contas da LG, comparativamente a um painel tradicional, cujas células são apenas monofaciais, estes painéis bifaciais aumentam em mais de 64% a produção de energia.

As faces duplas da célula permitem uma maior produção de energia.

Este tipo de painel, que é o topo de gama da LG, tem como segredo a sua lâmina traseira transparente que permite a produção elétrica a partir de radiação refletida.

Isto faz ainda com que o LG NeON 2 BiFacial possa gerir mais energia, mesmo quando neva.

Trata-se de painéis monocristalinos, o que significa que utilizam cristais puros de silicone o que lhes garante uma maior eficiência (maior produção elétrica), além de serem, estéticamente, mais agradáveis.

Características técnicas do LG NeON 2 BiFacial

Dimensões 2024x 1,024 x 40 mm
Barras 12
Carga Frontal 5,400pA
Carga Traseira 3,000pA
Garantía 25 anos
Eficiência do Painel (%) 20.0(415W)

O “case study” de uma empresa na Sardenha

Levando à prática a aplicação destes painéis, um bom “case study” é o que foi feito pela empresa italiana localizada na Sardenha, a Gallura Disisfestazioni, a qual escolheu o sistema fotovoltaico de dupla face da LG Electronics para reduzir o consumo de eletricidade.

Esta empresa do setor de higiene e saneamento ambiental construiu, em 2020, a sua nova sede no centro de Olbia.

Numa primeira análise, para atingir os objetivos solicitados pelo cliente, o sistema deveria ter uma potência de cerca de 18 kWp, mas o espaço disponível e as necessidades estéticas da estrutura não o permitiam. Na verdade, além de não ter espaço suficiente para a quantidade de módulos necessários para atingir essa potência, a empresa que realizou a instalação optou por um sistema composto por 25 módulos LG NeON 2 Bifacial 400 watts para um total de 10 kWp.

Os módulos LG NeON 2 Bifacial foram concebidos para utilizar ambas as superfícies de um módulo fotovoltaico, absorver mais luz e gerar mais energia, características que têm permitido ir de encontro às necessidades do cliente apesar dos limites da estrutura.

Além disso, para aumentar a capacidade reflexiva e consequentemente a produção de eletricidade, a cobertura foi pintada de branco.

Graças às 72 células monocristalinas de alta eficiência, esses módulos atingem uma potência de 400 Watts de pico (Wp).

Além disso, a tecnologia CELLO, baseada em barramentos de 12 fios, reduz as perdas elétricas e permite que o módulo produza até 30% mais energia do que os módulos sem dupla face.

Embora as necessidades da estrutura exigissem um sistema de maior potência, graças aos módulos bifaciais da LG, o edifício alcançou uma autonomia de mais de 40% e muitas vezes atingiu picos de potência de até 13kwp. Um resultado que superou todas as expectativas.

Para o futuro, está planeada a inclusão de um sistema de armazenamento LG Chem.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of