As bicicletas partilháveis GIRA (de Lisboa) e Figas (da Figueira da Foz) receberam o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021, atribuído pelos utlizadores, na categoria Mobilidade Urbana.

As GIRA obtiveram uma performance de 83,20% de satisfação, ao passo que as Figas recolheram um índice de satisfação de 83%.

O apuramento dos vencedores resultou de um processo que durou cerca de um ano e que passou por uma fase de realização de Focus Groups, para definir os atributos mais importantes a serem analisados, inquéritos de satisfação aos utilizadores e utilizadoras das bicicletas em questão (no caso das GIRA incluiu 50 pessoas), e a realização de um estudo de mercado junto de uma amostra representativa da população (no caso do distrito de Lisboa envolveu 500 pessoas).

As bicicletas GIRA

“A avaliação feita, tendo em conta a satisfação da experimentação, a relação preço/qualidade, o nível de recomendação, a confiança que a GIRA inspira e a inovação que veio trazer à cidade, leva a concluir que a Rede de Bicicletas Partilhadas de Lisboa é uma marca extraordinária”, destaca a EMEL que gere esta rede de bicicletas.

As bicicletas Figas

O Sistema de Bicicletas Partilhadas da Figueira da Foz (Figas) é composto por 40 bicicletas elétricas, 25 convencionais e 7 estações.

Com as Figas, o Município da Figueira da Foz pretende dar aos seus munícipes e a quem o visita, a possibilidade de participar na mudança que a mobilidade elétrica está a trazer ao mundo, criando uma nova mobilidade urbana, amiga do ambiente e dinamizadora de um estilo de vida mais saudável.

O sistema prepara-se para ser expandido para novos locais dentro da zona urbana da cidade, permitindo assim o acesso a mais utilizadores.

Sobre o Prémio Cinco Estrelas Regiões:

O Prémio Cinco Estrelas Regiões é uma distinção regional desta metodologia, avaliando marcas de origem maioritariamente portuguesa, para identificar e distinguir o que Portugal tem de melhor, região a região. As marcas escolhidas pelos consumidores como extraordinárias, e representativas de cada uma das regiões de Portugal serão identificadas com o símbolo estrela, a mesma estrela utlizada para distinguir as marcas de presença nacional, mas em tons terra.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of