A 3ª edição do Portugal EcoRally, a prova portuguesa do Campeonato Europeu de Regularidade Elétrica, sai para a estrada amanhã e entre os participantes destaca-se a figura de Elisabete Jacinto.

A experiente piloto de todo-o-terreno vai conduzir um Peugeot e-Traveller, modelo com o qual irá estrear-se tanto em provas de regularidade, como na condução de veículos elétricos.

Depois das motos (onde foi a primeira portuguesa a enfrentar o mítico Paris-Dakar em duas rodas), dos carros de TT e dos camiões do Dakar com motores Diesel de elevadas emissões com 830 cv (caso do MAN TGS de seis cilindros em linha de 12.419 cc, com o qual disputou e venceu o Rali Africa Eco Race, em 2019), a piloto de 57 anos de idade, natural do Montijo, transita para os BEV, de zero emissões poluentes locais.

Novo projeto

Esta participação, inserida na equipa Ecomood Portugal e com os apoios da PSA Retail, da Semana Europeia da Mobilidade – Amadora e da Evolut.green, está também inserida num novo projeto profissional de Elisabete Jacinto que arrancará em breve e que se chamará EcoMove-te, denominação usada pela EcoMood para um formato de ações de sensibilização em escolas.

Elisabete Jacinto ao volante do elétrico Peugeot e-Traveller

“Chegou o momento em que, impreterivelmente, cada um de nós deverá dar o seu contributo para um ambiente mais sustentável. Sinto-me, por isso, muito grata por fazer parte deste projeto e, com ele, contribuir para a divulgação de veículos que ajudam a diminuir a degradação do nosso ambiente e para uma mobilidade mais amiga do nosso planeta”, diz Elisabete Jacinto em relação ao seu novo projeto, ela que é professora de geografia, embora não em exercício.

Quanto a esta nova experiência desportiva, a piloto diz-se “muito curiosa e expectante. Vai ser um desafio, uma aprendizagem. Mas perguntem-me outra vez no fim da prova. Estarei certamente muito feliz e com a sensação de missão cumprida, seja qual for a classificação”.

1
Deixe um comentário

avatar
1 Comment threads
0 Thread replies
0 Followers
 
Most reacted comment
Hottest comment thread
1 Comment authors
António Pinto Soares Recent comment authors
  Subscribe  
newest oldest most voted
Notify of
António Pinto Soares
Visitante
António Pinto Soares

E eu quer sempre a admirei….deixou-se vencer pelos electricos, enfim…..paciencia….Estão a ver um carro electrico no deserto ????? Loucura dos novos tempos….