Campeonato de Portugal de Veículos Elétricos vai arrancar

Inserido no Campeonato FIA Electric and New Energy Championship 2021, o Oeiras Eco Rally-Portugal é a terceira prova desta competição de regularidade de veículos elétricos. A etapa assinala ainda a estreia do primeiro “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”.

0
676
Foto: imagem da zona da Arrábida, durante a edição do Oeiras Eco Rally-Portugal 2020

O primeiro campeonato nacional 100% elétrico vai começar com o Oeiras Eco Rally-Portugal, nos próximos dias 18, 19 e 20 de junho.

Tal como noticiámos aqui, esta prova está também integrada no campeonato da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e é organizada pelo Classic Clube de Portugal (CCP), em parceria com a Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK).

O Oeiras Eco Rally Portugal (que vai já na 4ª edição) é, assim, a 3ª etapa do Campeonato FIA Electric and New Energy Championship 2021, isto depois do Eco Rally de la Comunitat Valenciana e do Czech New Energies Rallye.

O Oeiras Eco Rally Portugal terá duas componentes – regularidade e consumo – e terá classificativas em Sintra, Mafra e Oeiras.

Sairão vencedoras as equipas que, durante os três dias de competição, demonstrarem a melhor eficácia na gestão do consumo ao longo de todo percurso, assegurando a regularidade e evitando penalizações nos distintos controlos efetuados pela organização da prova.

Oeiras Valley e Prio, que apostaram desde o início nesta prova, continuam a ser os principais patrocinadores da iniciativa.

Este ano, o Oeiras Eco Rally-Portugal bateu o recorde de participações de equipas estrangeiras e, explica a organização, devido à grande afluência, foram encerradas prematuramente as inscrições para a prova.

O campeão do mundo, o polaco Artur Prusak, participará no Oeiras Eco Rally-Portugal, mas desta vez como navegador do francês Alexandre Stricher.

A atual classificação deste Campeonato FIA pode ser consultada através deste link.

Também Elisabete Jacinto, piloto portuguesa de motos e camiões, fará a sua primeira experiência numa prova de regularidade de veículos elétricos, tendo ao seu lado a navegadora Magda Ferreira.

Quatro etapas

A prova de Oeiras assinala ainda a estreia do primeiro “Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021”, o qual vai disputar-se em quatro eventos, na modalidade de regularidade com veículos 100% elétricos.

Esta é uma competição aberta a participantes nacionais e estrangeiros, constituídos por equipas oficiais e privadas que utilizem veículos de turismo e soluções de mobilidade amigas do ambiente, através da qual a FPAK pretende modernizar e criar condições para uma sociedade mais sustentável.

Com preocupações ambientais e ecológicas, este campeonato é inteiramente dedicado a veículos de estrada normais, sendo admitidos apenas veículos BEV (Battery Electric Vehicle).

Oeiras, Proença-a-Nova, EN2 e Circuito UVE

Tendo como promotores o CCP e Road-21 e com a forte parceria da UVE, a primeira etapa do Campeonato de Portugal de Novas Energias inicia-se em Oeiras e seguirá depois para outros pontos do país.

Grande prémio: Uma das grandes novidades desta competição é que, ao vencedor do Campeonato de Portugal de Novas Energias 2021, será atribuída uma viagem à Formula E de Marraquexe 2022.

Nos dias 24 a 25 de julho, a segunda etapa realiza-se em Proença-a-Nova que recebe a “Eco Race Proença-a-Nova” e nos dias 6 e 7 de novembro, na Estrada Nacional 2, disputa-se a “Rota N2 Electric”.

O Campeonato termina com o “Circuito UVE”, quarta etapa da competição cuja data de realização ainda está por definir.

PRIO Street Stage 1 e 2

A edição 2021 do Oeiras Eco Rally Portugal finalizará com as “PRIO Street Stage 1 e 2”, na Avenida Marginal de Oeiras, previstas para as 10.30h e 11.15h de domingo, dia 20 de junho.

Com um programa de três dias, toda a informação do evento está disponível para consulta em http://www.portugalecorally.com/programme/.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of