Cascais foi distinguida com um prémio internacional por medidas de proteção do ambiente em matéria de limpeza urbana e recolha de resíduos.

A distinção foi entregue pela ATEGRUS – Associação Técnica para a Gestão de Resíduos e Meio Ambiente, em Espanha, cujos Prémios Escobas visam destacar municípios e empresas públicas e privadas em trabalhos desenvolvidos a favor do ambiente.

A Empresa Municipal Cascais Ambiente (EMAC) foi agraciada com Escobas de Prata na Categoria G: Empresas Prestadoras de Serviços, Consultoria e Engenharia, pelo modelo de integração horizontal dos serviços de limpeza e recolha que analisa continuamente o desempenho, a fim de alcançar uma maior eficácia e eficiência. O modelo incorpora boas práticas que resultaram na redução de custos e na melhoria da qualidade do serviço para os munícipes de Cascais.

Curiosamente, apesar de haver um município de Gondomar também distinguido neste evento com Escobas de Prata na Categoría A: Municípios de menos de 20.000 habitantes, trata-se de uma localidade espanhola da zona de Vigo (e não a portuguesa Gondomar).

A ATEGRUS concede, de dois em dois anos, às instituições e organizações que se destacam pelas suas iniciativas para melhorar todos os aspetos relacionados com a gestão de resíduos urbanos, limpeza e saneamento urbano em geral nas cidades e indústrias, recompensando os esforços feitos para estimular os avanços tecnológicos e a sensibilização, que servem para melhorar a nossa qualidade de vida e sustentabilidade.

Este ano realiza-se a 17ª edição de um concurso que ao longo da sua história atribuiu mais mil prémios a Municípios, Administrações Regionais, Comunidades Autónomas, Empresas e Universidades em Espanha, México, Chile, Argentina e Peru.

Sobre o Concurso Escobas
O Concurso Escobas é realizado no âmbito da iniciativa da ATEGRUS para apoiar, recompensar e divulgar as boas práticas da gestão de resíduos e da limpeza urbana, bem como a elaboração de projetos e o desenvolvimento de tecnologias que permitam uma gestão sustentável do nosso ambiente.

Este concurso realiza-se desde 1987. A primeira edição foi convocada pela União Europeia no âmbito do Ano Europeu do Ambiente e, em Espanha, a sua organização foi delegada à ATEGRUS, Membro Nacional da ISWA (Associação Internacional de Resíduos Sólidos). As edições seguintes ocorreram bianualmente desde 1990.

O símbolo escolhido para estes prémios, as Escobas (vassouras), são o primeiro instrumento utilizado na história da limpeza urbana, um elemento vitalício que continuará a ser indispensável apesar da introdução de novas tecnologias.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of