A Helexia, a Sisint e a Palmetal acabam de inaugurar os primeiros carregadores para veículos elétricos no Parque Industrial de Palmela, local onde se localiza a Autoeuropa.

Todo o investimento e operação são da responsabilidade da Helexia Portugal, que investiu cerca de 30.000 mil euros em toda a infraestrutura necessária para a instalação dos dois carregadores duplos AC com 2X22 kW, que permitem o carregamento paralelo de quatro veículos elétricos, facilitando assim o abastecimento de visitantes e trabalhadores. Diariamente circulam cerca de 5.000 viaturas no parque industrial de Palmela.

Na cerimónia de inauguração estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Balseiro Amaro, representantes da Palmetal, da UVE (Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos), da ENA (Agência de Energia e Ambiente da Arrábida) e da Sisint, bem como o CEO da Helexia Portugal, Luís Pinho.

Renovação de frotas com forte cunho elétrico

Esta instalação nasce por exigência dos próprios colaboradores e empresas do parque industrial, uma vez que, na maioria das renovações de frotas, a opção acaba por ser por veículos 100% elétricos ou de híbridos plug-in, o que demonstra a evolução da preferência pela mobilidade elétrica.

A infraestrutura vai estar ligada à rede pública de carregamento Mobi.e e ganha um interesse suplementar, dado que são os primeiros carregadores naquele parque industrial e como tal um forte incentivo a que a rede circulante de veículos elétricos e híbridos plug-in aumente.

“Ficamos muito honrados pelo desenvolvimento deste projeto para a Palmetal, que tem o simbolismo de disponibilizar os primeiros carregadores para veículos elétricos no parque industrial da Autoeuropa. O projeto inicia-se com uma necessidade levantada pelos colaboradores e utilizadores do parque, o que antecipa um crescimento deste tipo de veículos, facto que nos deixa satisfeitos. Em todo este processo também é importante salientar o apoio técnico que tivemos da Sisint”, refere João Guerra, Responsável de Marketing e Comunicação da Helexia Portugal.

A Helexia é um operador de soluções de sustentabilidade energética, produção e gestão de energia (solar) e mobilidade elétrica. Com um modelo de negócio que a coloca ao lado do cliente, a Helexia está presente em toda a cadeia de valor dos projetos desde o desenvolvimento até à operação e manutenção, e aporta toda a capacidade técnica, legal, construção e financiamento.

Com 21.000 m2 de armazéns no parque industrial da Autoeuropa, a Palmetal é responsável pela logística e fornecimento “Just-in-time” das bobines de aço e outros tipos de material para a Autoeuropa e outras empresas do parque industrial da Autoeuropa e da zona de Palmela/Setúbal.

A Palmetal possui um ramal ferroviário próprio e uma grande variedade de meios de movimentação (empilhadores e pontes rolantes, estando preparada para fornecer qualquer tipo de apoio logístico (exceto frio) assim como serviços complementares (pré-montagens, inspeções, manutenções, etc.). Toda a atividade é suportada por sofisticados sistemas de informação e comunicação, que permitem o processamento e partilha de informação on-line, adaptado às necessidades de cada cliente.

Artigo anteriorOs três primeiros veículos a hidrogénio da Renault estão definidos
Próximo artigoYotel Porto: pedidos dos hóspedes são entregues por robôs