Em Portugal, já foram realizadas mais de 7 milhões de viagens 100% elétricas através do Uber Green e a Uber estima que as viagens feitas por veículos elétricos através da aplicação já pouparam 9 mil toneladas de emissões CO2, o que equivale a 37 mil viagens de avião entre Lisboa e Nova Iorque.

Em 2016 a Uber lançou pela primeira vez o produto Uber Green, com veículos 100% elétricos, e escolheu Portugal para a sua estreia.

A empresa irá continuar a expansão do Uber Green em toda a Europa – ao crescer das atuais 37 cidades para 60 cidades até ao final de 2021.

Oa números são adiantados numa altura em que a Uber assinou uma parceria com a LeasePlan e com a Nissan que prevê condições especiais de aquisição de elétricos para a sua comunidade de motoristas, através das soluções leasing da Nissan e de renting da LeasePlan, com todos os serviços incluídos e ainda a oferta de um pacote de 1.700 minutos grátis nos postos de carregamento da startup portuguesa Power Dot.

Para além disso, a Uber oferecerá também incentivos até 850 euros por cada veículo elétrico adicionado na plataforma. Este incentivo está disponível para a substituição de veículos a combustão por qualquer modelo de veículo elétrico.

Compromissos a favor de uma mobilidade zero emissões
Em 2020, a Uber anunciou o compromisso global de tornar-se numa plataforma de mobilidade de zero emissões até 2040, em 10.000 cidades e seis continentes, com 100% das viagens a serem realizadas através de Veículos Zero Emissões, transportes públicos e micromobilidade.
A Uber comprometeu-se também que até 2030 as viagens serão 100% elétricas através de Veículos Zero Emissões nos EUA, Canadá e cidades europeias. Os mercados europeus estão a liderar este caminho da eletrificação da indústria de ride-sharing. Até 2025, 50% do total dos quilómetros percorridos na plataforma da Uber em sete capitais europeias (Lisboa, Amsterdão, Berlim, Bruxelas, Londres, Madrid e Paris) serão realizados em Veículos Zero Emissões.

A Uber criou um programa para permitir o acesso a veículos elétricos de forma mais rápida e vantajosa para a sua comunidade de motoristas.

Desde julho de 2020 que a Uber só aceita que novos veículos sejam elétricos nas maiores cidades do país, como é o caso das áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, e dos distritos de Braga e de Faro.

Atualmente, o Uber Green está disponível nas cidades de Lisboa, Porto, Algarve, Coimbra, Braga e Aveiro. Esta opção oferece aos passageiros viagens 100% elétricas, serviço que apresenta o mesmo preço de um UberX.

Declarações sobre a parceria Uber/LeasePlan/Nissan

► “Estamos muito entusiasmados com esta iniciativa conjunta com a Nissan e a LeasePlan. Sabemos que o caminho para atingir o objetivo de uma mobilidade 100% sustentável é longo e que só é possível fazê-lo em conjunto através de parcerias como esta. Orgulhamo-nos de estar entre as marcas de referência no setor que mais tem feito para atingir esse objetivo, estabelecendo metas ambiciosas, mas necessárias” – Manuel Pina, Diretor Geral da Uber em Portugal.

► “Como líder na mobilidade elétrica, a Nissan pretende com esta parceria acelerar o processo rumo a uma mobilidade mais sustentável, para melhorar a vida das pessoas em Portugal. O Nissan Leaf é o automóvel de zero emissões mais vendido de sempre no mercado português, com mais de 5.500 unidades em circulação, e é o automóvel perfeito para o transporte de pessoas nas cidades, graças ao seu enorme espaço interior, conforto e tecnologias de segurança e de apoio à condução, como sejam o e-Pedal e ProPILOT e a sua incrível autonomia até 525 km no ciclo urbano” – António Melica, diretor-geral da Nissan Portugal.

► “Esta parceria vem reforçar o compromisso da LeasePlan em reduzir as emissões nas cidades. Ao longo dos últimos meses temos vindo a desenvolver várias parcerias neste sentido, e a parceria com uma das maiores empresas de mobilidade do mundo, que tem objetivos semelhantes aos da LeasePlan, permitir-nos-á colocar na estrada mais carros elétricos, melhorando a qualidade do ar nas cidades” – António Oliveira Martins, Diretor Geral da LeasePlan Portugal.

Artigo anteriorRedução da exposição à poluição atmosférica durante a pandemia COVID-19
Próximo artigoElétricos de charme: marcas espreitam passado para buscar inspiração

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of