Com o crescimento do teletrabalho, a fatura da eletricidade tende a aumentar. A pensar nisso, a LG fez um apanhado de dicas de poupança de energia que também partilhamos:

Dica 1
Utilize tomadas inteligentes

As tomadas inteligentes vão poupar a energia dos aparelhos que tem normalmente em standby. “São em tudo igual a uma tomada convencional, mas desligam automaticamente os equipamentos quando estão em standby”, destaca a LG. Resultado: está a poupar energia e euros na conta de eletricidade.

Dica 2
Tem tarifa bi-horária? Utilize os eletrodomésticos na hora do vazio.

A grande vantagem da tarifa bi-horária é a existência de um período horário em que a eletricidade é mais barata. A este horário chama-se hora do vazio. Por norma, esta hora vai das 22h às 8h, podendo variar da semana para o fim de semana, do verão para o inverno ou do fornecedor de eletricidade.

A sugestão é fazer um efetivo uso racional deste tipo de tarifa, aproveitando, dessa forma, para poupar energia: assim, deverá utilizar eletrodomésticos como a máquina de lavar loiça ou de lavar roupa nestas horas mais noturnas (e mais económicas) da hora do vazio.

A mesma lógica se aplica no caso de ser proprietário de um automóvel carro elétrico: deverá carregá-lo também durante a noite.

Com os eletrodomésticos mais modernos, os ganhos em eficiência energética podem ainda ser maiores, com a LG a dar o exemplo das máquinas de lavar roupa: “Com as máquinas de lavar roupa da LG pode programar o horário de lavagem. Por isso, antes de ir para a cama, pode colocar toda a roupa na máquina com os respetivos detergentes e programar para lavar às 5h ou 6h da manhã. Assim, aproveita a hora de vazio e logo que acorda pode secar a roupa”.

Dica 3
Poupe nos ciclos de lavagem das máquinas de lavar

Continuando com o tema das máquinas: há sempre maneiras inteligentes de poupar energia com as máquinas de lavar roupa, adiantam os especialistas da LG.

A empresa tecnológica sugere que se deve optar por ciclos de lavagem com a carga completa e em programas de baixas temperaturas.

Duas formas de potencializar a poupança de energia é olhar para o espaço de carga da máquina e a sua classificação energética.

“A máquina de lavar roupa F4WV510S0 da LG tem um tambor com o mesmo tamanho dos seus antecessores, mas a sua carga é maior, logo pode colocar mais roupa e evitar um grande número de lavagens. E claro, a classe energética é A+++”, afirma a LG.

DICA 4
Atenção à temperatura do frigorífico

Relativamente ao frigorífico, a LG lembra que cada vez que se abrem as portas do frigorífico, há entrada de ar mais quente do exterior para o interior, pelo que deverá tentar fechá-las o mais rápido possível.

“Deixá-las abertas obriga a que este eletrodoméstico consuma mais energia para restabelecer a temperatura da refrigeração interior”, diz a empresa.

DICA 5
Lâmpadas LED em toda a parte

“Se quer mesmo poupar energia e o ambiente, não há volta a dar: garanta que todas as lâmpadas aí em casa sejam LED. Elas não só consomem muito menos energia, como duram muito mais tempo”, refere a LG.

Foto: larkkid Yang/Unsplash

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of