A LG Chem anunciou uma parceria com a startup coreana Innerbottle para criar uma “Eco-plataforma de plástico” que permitirá a reciclagem completa de embalagens plásticas de cosméticos.

A Innerbottle fabrica um recipiente para cosméticos com uma bolsa de silicone em forma de balão, a qual se encontra dentro de uma garrafa de plástico transparente. Esses materiais plásticos são fornecidos pela LG Chem.

A virtude deste sistema é que, como o conteúdo do cosmético (o creme) está contido apenas na bolsa de silicone, os recipientes externos de plástico podem ser reciclados sem um processo de limpeza separado.

Assim, uma vez usados, os recipientes da Innerbottle ​​são recolhidos por meio de um sistema de logística dedicado e, em seguida, devolvidos à LG Chem e à Innerbottle, que os reciclam como matéria-prima para uma nova produção, evitando-se a produção de mais plásticos.

A eco-plataforma estabelecida pelas duas empresas está a ser aplicada na Coreia do Sul, sendo uma estrutura que cobre todo o ciclo de materiais (LG Chem) → produtos (Innerbottle) → recolha (empresa de logística) → reciclagem (LG Chem & Innerbottle).

De acordo com a LG Chem, mais de 15 mil milhões de frascos de recipientes de plástico para cosméticos são atirados para o lixo todos os anos em todo o mundo.

Se apenas 10%, ou seja, 1,5 mil milhões de garrafas, forem reciclados através desta Eco-plataforma, a expectativa é que se consiga reduzir 75.000 toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Isso tem um efeito equivalente à plantação de 11,4 milhões de pinheiros de 30 anos.

As duas empresas planeiam colocar no terreno esta plataforma no segundo semestre de 2021 e, em seguida, expandir a sua aplicação a embalagens de alimentos e medicamentos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of