A Citroën conta lançar o pequeno Ami no mercado nacional no final de junho ou princípio de julho, mas sabe-se agora que o modelo irá ter também uma variante comercial, o My Ami Cargo.

O veículo afigura-se como uma solução elétrica, económica, ultracompacta e concebida para responder às novas necessidades dos profissionais, desde a entrega de pequenas encomendas em curtas distâncias, em zonas urbanas, até às viagens internas num complexo empresarial.

Zona de carga modular junto ao banco do condutor

No My Ami Cargo, a Citroën criou uma zona de carga modular junto ao banco do condutor, espaço que pode ser utilizado para transportar encomendas, correio, ferramentas e todo o tipo de objetos.

Por um lado, o My Ami Cargo oferece mais proteção do que um veículo de duas ou três rodas e, por outro lado, é mais ágil do que um veículo comercial de segmento superior.

Solução elétrica para entregas de último quilómetro, em particular de pequenas encomendas
Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën
“O My Ami Cargo representa uma resposta engenhosa aos novos desafios enfrentados pelos profissionais que necessitam de transportar objetos num veículo inteligentemente concebido, funcional, elétrico e económico. Disponibiliza um volume de carga prático e modular, tirando partido de uma solução de mobilidade elétrica, ágil, segura e com um caráter único. Trata-se de um veículo que fornece uma solução concreta para as entregas de último quilómetro, em particular de pequenas encomendas, cujo número tem crescido exponencialmente nos últimos meses. O My Ami Cargo representa um enorme potencial comercial, como o demonstram os contactos iniciais estabelecidos com inúmeros parceiros. Esta oferta complementará a gama de veículos comerciais da Citroën, em que cada versão propõe uma motorização eletrificada”, destaca Laurence Hansen, Diretora de Produto e Estratégia da Citroën.

Para quem se destina?

O My Ami Cargo responde às necessidades das atividades de entregas em zonas urbanas, área de negócio que recentemente se multiplicou com o crescimento do comércio eletrónico e das entregas de produtos alimentares ao domicílio.

Personalização para profissionais

► Para transmitir a imagem das suas empresas através do My Ami Cargo, os clientes vão poder personalizar as viaturas. “As frotas com menos de 10 veículos vão poder contactar o nosso parceiro para colocar o logótipo dos seus negócios na carroçaria dos My Ami Cargo. Para frotas com mais de 10 veículos, os reparadores Citroën podem, antes da sua entrega, pintar a carroçaria na cor pretendida, aplicar o logótipo sob a forma de autocolante ou, ainda, cobri-lo, integralmente, com as cores e mensagem da empresa”, afirma o construtor.

► Para além disso, está disponível uma gama de acessórios, como por exemplo, redes para as portas, tapetes para o piso, compartimentos de arrumação ou clip para smartphone. Estes acessórios estarão disponíveis em misterauto.com. O website estará igualmente disponível via My Citroën. Paralelamente, também poderão ser encomendados diretamente nas redes certificadas Ami Citroën e Europepar Car Services.

É, igualmente, uma solução útil para outras utilizações: empresas de serviços locais (canalizadores, eletricistas, serralheiros, cabeleireiros ao domicílio, empresas de assistência pessoal, entre outros), profissionais por conta própria, como enfermeiros, ou até mesmo administrações, associações locais e outras entidades.

O My Ami Cargo destina-se, também, a complexos industriais onde alguns dos funcionários fazem múltiplas viagens entre estruturas para entregar documentos, ferramentas ou pequenos equipamentos, bem como a infraestruturas de lazer ou turismo, como um parque de campismo, em que são efetuadas, diariamente, inúmeras pequenas viagens para ajudar os clientes ou para operações de manutenção.

Como é a zona de carga?

O My Ami Cargo mantém o look atípico do Ami, sendo uma proposta engenhosamente pequena por fora, mas que consegue ser espaçosa no seu interior.

O My Ami Cargo oferece, no total, um volume útil superior a 400 litros.

Assim, é no interior que tudo acontece, com a área do passageiro convertida num espaço de armazenamento de 260 litros capaz de acomodar uma carga útil de 140 kg. Essa área de carga foi obtida pela substituição do banco do passageiro por uma caixa modular, protegida por 7 divisórias em polipropileno.

Essa área de transporte de objetos dispõe de uma divisória vertical que separa a área destinada ao condutor da zona de carga, mas com uma altura abaixo da linha do corpo para manter uma visibilidade desimpedida a 360° para garantir a segurança.

Existe ainda uma prateleira modular que funciona, igualmente, como cobertura e que suporta um peso máximo de 40 kg, podendo aqui ser guardados documentos em formato A4, tais como notas de entrega, livros de encomendas, bem como um tablet, e que pode, ainda, ser dobrada para que se possa armazenar artigos mais altos, colocados atrás do assento.

recarga elétrica em 3 horas a partir de uma tomada standard

De forma a adaptar-se à mudança dos hábitos de consumo e acompanhar os clientes na aquisição do Ami, a Citroën criou um site de vendas online. Disponível 24 horas por dia, todos os dias da semana, a partir de um smartphone, tablet ou computador, os profissionais poderão ficar a conhecer, configurar, encomendar e pagar o seu My Ami Cargo online, sem necessidade de se deslocarem.

O piso plano é ajustável em dois níveis: pode ser elevado e bloqueado verticalmente sem obstruir a zona de carga ou colocado numa posição mais baixa, criando um plano de carga horizontal com o piso da zona traseira do veículo. Esta última posição permite o transporte de objetos mais longos, com um comprimento útil de carga de 1,20 metros. São fornecidos pontos de fixação para a passagem de correias a fim de imobilizar objetos mais frágeis.

Há ainda um compartimento separado de armazenamento, na zona traseira, foi concebido para guardar itens em segurança, como um smartphone ou óculos de sol. Um botão permite a abertura da secção superior.

Autonomia de 75 km

Totalmente elétrico, o My Ami Cargo tem uma bateria de iões de lítio de 5,5 kWh que pode ser recarregada numa simples tomada doméstica de 220V em 3 horas. Oferece uma autonomia máxima de 75 km, um valor suficiente para viagens curtas em ambientes urbanos e suburbanos. O motor elétrico tem 6 kW de potência e permite uma velocidade máxima de 45 km/h.

O modelo mede 2,41 metros de comprimento, 1,39 metros de largura e 1,52 metros de altura. O seu diâmetro de viragem é de 7,20 metros que simplifica a sua condução em ambiente citadino, principalmente em manobras e estacionamento.

Quanto vai custar?

Para já, para Portugal, não há preços. Mas em França, a marca já revelou valores. Assim, o preço de aquisição base é de €6.490 com impostos (bónus de €900 incluído), ou através de um aluguer de longa duração, a partir de €24,18 por mês (primeira prestação de €2.508,43 e bónus de €900 incluído num contrato de aluguer de longa duração de 48 meses válido em França).

Este contrato de aluguer a longo prazo inclui a bateria e adiciona o benefício de baixos custos de utilização. No website, uma calculadora permitirá personalizar o pagamento mensal ao ajustar o período de aluguer de 24 até 48 meses ou o montante do primeiro pagamento. Desta forma, os clientes podem ajustar o financiamento consoante as suas possibilidades.

Dimensões da área de carga do My Ami Cargo
Dimensões Medidas
Distância entre a traseira do layout interior e a frente 1.220 mm
Comprimento da prateleira 845 mm
Largura da prateleira 410 mm
Comprimento do piso de carga 992 mm
Largura do piso de carga 318 mm
Altura da prateleira ao solo 351 mm
Altura do solo à prateleira 805 mm
Artigo anteriorE-Redes oferece pick-up de apoio à defesa da floresta aos Bombeiros de Vouzela
Próximo artigoBolt Drive, novo serviço de partilha de veículos lançado na Europa