A empresa Dominó Cerâmicas melhorou o seu compromisso com o ambiente, instalando uma Unidade de Produção de energia para AutoConsumo (UPAC) para melhoria da eficiência energética do processo produtivo e aumento de competitividade.

A intervenção foi feita em parceria com a Helexia Portugal, tendo como pressuposto o uso de energias renováveis.

No processo foi removida parte da cobertura de fibrocimento (material que continha amianto) e instalada a nova central.

Com esta melhoria parte significativa da energia utilizada na fábrica será limpa e renovável, o que permitirá à Dominó uma redução da pegada carbónica de todos os seus produtos.

A Ecoinside foi a entidade responsável pelo codesenvolvimento da parte técnica e comercial do projeto.

► Características do projeto

  • Produção anual de 1,353 MWh;
  • Potência total de 999 kWP;
  • 609 toneladas de CO2 evitadas por ano;
  • Equivalente a 15.600 árvores plantadas num ano ou a uma quantidade de energia suficiente para 271 famílias portuguesas.

“A Helexia tem um forte compromisso com todos os clientes onde desenvolve projetos e é por isso que combinamos economia e ecologia para ajudar o seu negócio a crescer, com poupanças financeiras e redução de impacto no planeta. Sendo a Helexia a realizar o investimento na central fotovoltaica, garantimos que a Dominó pode canalizar o seu investimento no core do seu negócio e dessa forma ajudamos a que continuem no seu caminho de desenvolvimento”, refere João Guerra, Diretor de Marketing e Comunicação na Helexia

Compromisso com ambiente é mais do que colocar uma etiqueta num produto

Os especialistas em energia da Helexia destacam que hoje em dia, assumir um compromisso com o ambiente, é muito mais do que colocar uma etiqueta num produto, é garantir um fator de diferenciação ou de sucesso a uma marca, ou produto: “Ao lado da qualidade, da durabilidade, do design, da funcionalidade, da inovação deverá existir um selo que garante que determinado produto é concebido de acordo com as mais rigorosas práticas protetoras do ambiente. Tendo em conta que a Dominó exporta praticamente metade da sua produção, o investimento numa UPAC revela-se como crítico, a curto, médio e longo prazo”.

A produção de energia através de uma UPAC poderá ser vista como uma oportunidade, pois possibilita a produção local de energia limpa e própria, torna os processos produtivos mais eficientes, e permite iniciar a aplicação de modelos de economia circular.

Tudo pontos essenciais para tornar as empresas mais sustentáveis e competitivas.

A produção de energia através de uma UPAC poderá ser vista como uma oportunidade

“Os mercados, sejam nacionais ou internacionais, exigem cada vez mais declarações de boas práticas ambientais e rótulos ecológicos. Em termos de exportação e competitividade a nível internacional, há uma maior aceitação e procura de empresas que tenham assumido preocupações ambientais, que estejam certificadas neste aspeto e que utilizem energia limpa nos seus processos de fabrico”, declara a Helexia.

A nível da UE a meta estabelecida até 2030 é que 32% da energia gerada, seja através de fontes de energia renovável. Em Portugal a meta estabelecida é mais ambiciosa, 35% até 2030. A energia proveniente de fontes renováveis e as medidas de eficiência energética podem potencialmente atingir 90% das reduções de carbono necessárias.

À medida que a transição acelera, as empresas com estratégias de longo prazo bem articuladas e um claro plano para abordar a transição vão distinguir-se com os seus stakeholders — clientes, parceiros, colaboradores e acionistas — ao inspirarem a confiança de que irão navegar esta transformação global.

A Dominó Cerâmicas fabrica e comercializa pavimentos e revestimentos cerâmicos, com diferentes medidas e para todo tipo de utilizações. A Dominó exporta cerca de metade do que produz e está presente nos quatro “cantos” do mundo, em mais de 50 países. Os seus mercados mais importantes são os mercados europeus, sobretudo os mercados da Europa Ocidental, como Espanha, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e países escandinavos.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of