O Alice Commuter é o primeiro avião de 9 passageiros, 100% elétrico, com zero emissões e que contou com o envolvimento de algumas empresas portuguesas.

O avião para rotas regionais é desenvolvido pela israelita Eviation Aircraft, mas todo o conceito de design dos interiores e da cabina é da responsabilidade da portuguesa Almadesign, firma especializada no design de componentes na área dos transportes.

O projeto envolveu ainda outras companhias portuguesas, designadamente a SET (do Grupo Iberomoldes), a Couro Azul e a Famopol.

Ou seja, a Almadesign trabalhou com parceiros nacionais de engenharia e prototipagem e com fabricantes de cadeiras, componentes têxteis e revestimentos de cabina, incluindo a definição de iluminação, cores, materiais e acabamentos.

O Alice Commuter projeta o início de uma nova era de voos mais silenciosa, limpa e económica, com a promessa de operar com uma fração dos custos dos aviões a jato convencionais.

O aeronave é construída maioritariamente a partir de materiais compósitos (95%), oferecendo uma autonomia para cerca de 1.000 a 1.200 km a uma velocidade de 440 km/h.

Estamos a falar de um avião com 12,2 metros de comprimento, com uma envergadura de 16,12 m e um peso máximo de descolagem de 6.350 kg. O aparelho pode voar a uma altitude de 30.000 pés e uma altitude de cruzeiro de 10.000 pés.

O avião foi apresentado pela primeira vez em 2019, no Salão Internacional de Aviação e Aeronáutica de Le Bourget, em França.

Em declarações à agência Lusa, José Rui Marcelino, CEO da Almadesign, fez saber que o Alice Commuter poderá estar a voar dentro de dois anos.

Atualmente o avião está em fase de testes de voo, havendo, segundo José Rui Marcelino, já mais de 150 pedidos de encomenda de vários operadores aéreos regionais, nomeadamente dos Estados Unidos.

À Lusa, José Rui Marcelino declara estar “a trabalhar naquilo que será a versão de série”. Ainda que, neste momento, os fornecedores que serão chamados para a fase de produção estejam por definir, o responsável da Almadesign entende que as empresas portuguesas que participaram na conceção do protótipo “ficaram bem posicionadas”.

Design de interior premiado

A Almadesign é responsável pelo conceito de design dos interiores e cabina da aeronave elétrica Alice Commuter, tendo esse projeto sido o grande vencedor na categoria de “Cabin Concepts” dos 14º Crystal Cabin Awards 2021, uma espécie de Óscares dos interiores de cabina.

Os Crystal Cabin Awards 2021 são os Óscares dos interiores de cabina da aviação.

Como finalistas na mesma categoria encontravam-se a Boeing Company e a Virgin Atlantic, com os projetos 777X Sky Architecture e Virgin Atlantic Upper Class Loft, respetivamente.

A “Cabin Concept Category” é a categoria dos prémios que é dedicada a áreas completas e cabinas de aeronaves, sendo considerada como a categoria rainha dos Crystal Cabin Awards.

Em termos de conceito de design, o avião elétrico Alice apresenta uma cabina e interiores inovadores, com uma disposição de lugares em forma de espinha de peixe, que coloca os passageiros diretamente em frente das  janelas da cabina. Foi esta inovação em termos de layout que garantiu o prémio à Almadesign. O galardão foi entregue por Polly Magraw, Event Director na Reed Exhibitions, organizadora da Aircraft Interiors Expo.

A Almadesign é também responsável pelos interiores dos aviões da TAP, do comboio Alfa Pendular, bem como pelo design interior dos autocarros do grupo Salvador Caetano que circulam em aeroportos de todo o mundo.

O interior tem uma disposição de quatro cadeiras de bombordo e cinco de estibordo. Durante o embarque, os bancos são alinhados para a frente, mas após a decolagem eles podem ser rodados em direção à janela, aumentando a privacidade do passageiro, o espaço livre e a visão. As cadeiras incluem uma grande consola lateral, espaço de armazenamento para pequenos objetos e um ponto de carregamento.

A Almadesign trabalhou em estreita colaboração com a Eviation para projetar o interior da cabina do futuro, com foco na criação de uma experiência única para o passageiro.

A cerimónia completa dos 14.º Crystal Cabin Awards está disponível aqui. A entrega do prémio à Almadesign tem início no minuto: 01H21m10s.

O trabalho começou com a aplicação da identidade da empresa para desenvolver um interior inovador e visualmente agradável para aumentar o valor da marca. Este processo incluiu a articulação com parceiros nacionais de engenharia e prototipagem, com fabricantes de cadeiras, componentes têxteis e revestimentos de cabina, incluindo a definição de iluminação, cores, materiais e acabamentos.

Os vencedores do 14º Crystal Cabin Awards deixaram claro que a aviação não está parada, apesar da crise atual, apresentado a concurso um amplo portfolio de ideias que demonstram que a inovação na aviação continua a surpreender, apesar dos desafios por que toda a indústria passa.

Pela primeira vez a apresentação dos troféus decorreu digital e globalmente, em diferentes fusos horários. Os finalistas das oito categorias viveram as suas vitórias online e na TV, e foram “trazidos” para o estúdio diretamente através de uma transmissão ao vivo.

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of