Veículo a hidrogénio usado como clínica móvel no Japão

Utilização de um elétrico a hidrogénio na resposta a emergências: esse veículo fuel cell pode socorrer vítimas e servir como unidade móvel de abastecimento de energia. O projeto está a ser conduzido pela Toyota e pela Cruz Vermelha.

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exterior de ambulância a hidrogénio

Toyota e Cruz Vermelha Japonesa iniciam demonstração de primeira clínica móvel do mundo de veículo elétrico a hidrogénio.

Tufões, chuvas fortes e outros desastres naturais tornaram-se cada vez mais frequentes nos últimos anos no Japão, causando não só cortes de energia em residências e centros de evacuação, mas também aumentando a necessidade de serviços médicos nas áreas afetadas pelo desastre.

Baseada nesta situação, a Toyota tem trabalhado com o Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa desde o verão de 2020 para analisar como é que essas questões poderiam ser tratadas.

Como resultado, as duas organizações concordaram em contribuir para a solução de problemas associados a desastres naturais, socorro e fornecimento de energia.

Clínica a hidrogénio com 7,160 metros

O resultado é uma clínica móvel FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle) com 7,160 metros de comprimento que pode ser usada para fornecer serviços médicos durante tempos normais, e também poderá ser usada para apoiar esforços de socorro em tempos de desastre, enquanto presta socorro e fornece eletricidade às áreas afetadas.

Neste contexto, a Toyota desenvolveu a clínica móvel FCEV com base no seu miniautocarro Coaster, usando o sistema de pilha de combustível do Toyota Mirai, como fonte de alimentação.

“Na estrada, a unidade móvel exibe um desempenho ambiental superior sem emissões de CO2 ou outras substâncias (SoC -Substances of Concern), ao mesmo tempo que oferece uma experiência de condução silenciosa e confortável”, destaca o fabricante.

Valências desta clínica ambulante

Com várias tomadas, não só dentro do veículo, como também no exterior, o veículo a hidrogénio é capaz de fornecer eletricidade para uma variedade de produtos elétricos.

Também está equipado com um sistema de fonte de alimentação elétrica DC externo que fornece uma fonte de alimentação de alta capacidade (saída máxima de 9 kW, capacidade de alimentação de aproximadamente 90 kWh).

No interior, o veículo combina ar condicionado com sistema de exaustão e filtro HEPA para melhorar o controlo de infeção dos ocupantes.

A Toyota e a Cruz Vermelha Japonesa de Kumamoto vão agora iniciar a demonstração da primeira clínica móvel de um veículo elétrico a pilha de combustível do mundo (clínica móvel FCEV) que usa hidrogénio para gerar eletricidade.

A ideia é que a unidade esteja ao serviço no verão de 2021 no Japão.

As organizações pretendem confirmar a eficácia de um veículo comercial elétrico a pilha de combustível (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicle) nas áreas da medicina e contramedidas contra desastres naturais, e para alcançar a neutralidade carbónica.

“Ao desenvolver um modelo operacional de uma clínica móvel FCEV para utilização durante tempos normais e tempos de desastre, ambas as organizações mostram as vantagens deste veículo na redução das emissões de CO2 para ajudar a prevenir o aquecimento global”, salienta a Toyota.

O Hospital Kumamoto da Cruz Vermelha japonesa e a Toyota acreditam que a clínica móvel FCEV tem a capacidade de criar um valor acrescentado em relação às clínicas móveis convencionais.

Além do fornecimento de eletricidade e transporte de pacientes, a clínica móvel FCEV tem potencial para uma ampla gama de serviços de saúde, como unidade de doação de sangue e exames médicos, viajando para áreas menos populosas como clínica móvel e, na atual situação pandémica, como unidade móvel de testes PCR.

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