Depois de ter avançado com informações sobre o design do seu novo elétrico EV6, a Kia apresentou hoje, mundialmente, o seu novo veículo, um modelo de design crossover e preparado para carregamentos ultrarrápidos graças ao seu perfil de 800 V.

O EV6 é o primeiro modelo da Kia a basear-se na nova plataforma específica para veículos elétricos a bateria (BEV) do Grupo Hyundai-Kia, a Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP). O EV6 é, inclusive, o primeiro dos 11 novos BEV que a Kia vai lançar até 2026, sete baseados na nova plataforma E-GMP e quatro derivados de modelos já existentes.

Explica a marca que o EV6 oferece capacidades de carregamento de 800 e 400 V, sem necessidade de componentes adicionais ou adaptadores.

O cliente pode usufruir de carregamentos de alta velocidade dos 10 aos 80% em apenas 18 minutos em todas as variantes, ou de abastecimentos de energia suficiente para 100 km em menos de quatro minutos e meio na versão 2WD com a bateria de 77,4 kWh.

O sistema de carregamento deste modelo é também mais flexível do que o da geração anterior de BEV da marca, graças à Unidade de Comando de Carregamento Integrado (ICCU).

A ICCU permite uma nova função Vehicle-to-Load (V2L, ou “veículo para carregamento”), capaz de utilizar a bateria do carro como fonte de energia para dispositivos elétricos.

Esta função pode fornecer até 3,6 kW, o que se traduz, por exemplo, no consumo de uma televisão de 55 polegadas ou de um aparelho de ar condicionado durante mais de 24 horas. Se necessário, o sistema pode ainda carregar outro EV.

Kia EV6 GT-Line

O novo elétrico da Kia garante até 510 km de autonomia

Três versões e duas opções de bateria

O EV6 tem três versões (EV6, EV6 GT-Line e EV6 GT) e duas opções de bateria: 77,4 kWh e 58,0 kWh.

O EV6 GT-Line está disponível com ambas as baterias, enquanto o EV6 GT oferece exclusivamente a bateria de maior autonomia.

Este modelo é igualmente o primeiro automóvel da Kia a estar disponível com opções de tração a duas ou 4 rodas.

O EV6 2WD 77,4 kWh pode percorrer mais de 510 km com um único carregamento (ciclo combinado WLTP).

Kia EV6 GT-Line

No interior, o EV6 beneficia da plataforma E-GMP da Kia, com a distância entre eixos de 2900 mm a prometer oferecer um habitáculo espaçoso para as dimensões compactas do modelo.

A bagageira tem 520 litros e com os bancos da segunda fila rebatidos, o volume aumenta para aproximadamente 1300 litros.

O veículo disponibiliza igualmente uma bagageira dianteira, que acrescenta até 52 litros (versões 2WD) ou 20 litros (versões AWD) à capacidade de carga.

Os bancos foram criados a partir de plástico reciclado – o equivalente a 111 garrafas.

Com um máximo de 605 Nm de binário disponível na versão AWD, o EV6 consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,2 segundos.

O conjunto de bateria de 77,4 kWh conta com um motor elétrico de 168 kW (229 cv) e tração às rodas traseiras na versão 2WD ou, nas versões AWD, com dois motores elétricos (para as rodas dianteiras e traseiras) que oferecem, no seu total, uma potência de 239 kW (325 cv).

O EV6 de 58,0 kWh consegue acelerar dos 0 aos 100 km/h em 6,2 segundos, beneficiando de um binário máximo de 605 Nm na versão AWD.

O conjunto de bateria de 58,0 kWh está equipado com um motor elétrico de 125 kW e tração 2WD (às rodas traseiras).

Kia EV6 GT-Line

As versões AWD apresentam, também neste caso, dois motores elétricos (um para cada eixo), oferecendo uma potência combinada de 173 kW (235 cv).

Para a unidade de 58,0 kWh não há indicação da autonomia, por enquanto.

EV6 GT com melhor performance

Equipado com motores duplos de 430 kW, o EV6 GT eleva as prestações elétricas para outro nível.

O binário máximo de 740 Nm desta versão GT AWD proporciona uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,5 segundos, bem como uma velocidade máxima de 260 km/h.

De resto, atendendo a estas cifras declaradas (de 3,5 segundos; de 260 km/h e de 430 kW de potência), o EV6 GT torna-se não apenas no mais rápido Kia de sempre, como, inclusive, mais potente e rápido do que o Porsche Taycan 4 S (que acelera dos 0-100 km/h em 4 segundos; tem uma velocidade máxima de 250 km/h; e debita 390 kW/530 cv em overboost).

Naturalmente que EV6 e Taycan 4S são modelos de posicionamentos, clientes e características diferentes, porém, do ponto de vista estritamente das prestações estes números causam boa impressão no modelo sul-coreano.

Com a incorporação de um software específico para o diferencial autoblocante eletrónico, os condutores dispõem de um controlo dinâmico mais assertivo.

Recuperação de energia

O EV6 está equipado com tecnologias de recuperação de energia que ajudam a aumentar a sua autonomia. Entre estas conta-se a bomba de calor de última geração da Kia, que aproveita o calor dissipado pelo sistema de refrigeração do veículo. Desta forma, a uma temperatura exterior de -7 ºC, o veículo consegue oferecer 80% da autonomia que seria possível a uma temperatura de 25 ºC.

Kia EV6 GT

O EV6 assinala o início da estratégia de médio-longo prazo da Kia para veículos elétricos a bateria (BEV), plug-in híbridos (PHEV) e híbridos eletrificados (HEV) que tem como objetivo fazer com que representem 40% do total das vendas da marca até 2040, com uma meta anual de 1,6 milhões de unidades deste tipo de propostas amigas do ambiente. Como parte deste plano, a Kia pretende fazer crescer as suas vendas de BEV até às 880.000 unidades em 2030.

Igualmente presente está a mais recente geração do sistema de travagem regenerativa da Kia, que é comandado por patilhas localizadas na parte de trás do volante, permitindo ao condutor abrandar facilmente o veículo, de forma a recuperar energia cinética e aumentar não só a autonomia, mas também a eficiência energética.

Seis níveis de regeneração

Os condutores podem escolher entre seis níveis de travagem regenerativa (nenhum, 1 a 3, “i-PEDAL” ou modo automático), dependendo do nível de recuperação energética desejado.

O modo de condução “i-PEDAL” permite ao veículo recolher a máxima quantidade de energia dos travões, oferecendo ainda ao condutor a possibilidade de parar suavemente sem necessidade de carregar no pedal dos travões.

O EV6 é o primeiro BEV da Kia a usar a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), e representa a primeira parte da transição da marca para a nova era de eletrificação.

Kia EV6 GT

Quando será vendido?

O EV6 será fabricado na Coreia do Sul, estando o início das suas vendas à escala mundial previsto para o segundo semestre de 2021, com as reservas online a começarem no segundo trimestre do ano.

A chegada a Portugal está prevista para o último trimestre do ano, confirmou  Watts On junto do representante da marca coreana.

Mais informações sobre todos os automóveis elétricos e híbridos plug in na nossa secção de mercado.

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