O segmento das pick-ups está em ebulição, ganhando, cada vez mais, propostas 100% elétricas, como no Welectric temos vindo a dar conta em diversos artigos.
Fazendo um levantamento do que, nos EUA, o mercado está em vias de oferecer contam-se, assim, os seguintes modelos BEV:
► Ford F-150 Electric (deverá começar a ser fabricado no 1º trimestre de 2022);
► GMC Hummer EV (prevê-se que seja revelado em abril próximo);
► Chevrolet (a marca irá introduzir uma pickup EV em 2025);
► Tesla Cybertruck (a produção da versão Dual Motor AWD estima-se que comece no final de 2021);
► Rivian R1T (primeiras entregas nos EUA começam em junho deste ano);
► Bollinger B2 (a entrar em produção no final deste ano);
► Canoo Pick-up (a ser comercializado em 2023);
► Lordstown Endurance (início da montagem do modelo prevista para setembro de 2021).
► Alpha Wolf (introdução no mercado em 2023).
Pelo meio, ficou, para já, pelo caminho o projeto da pick-up Nikola Badger, devido a um memorando de entendimento que a Nikola assinou com a General Motors.
É certo que estamos a falar do mercado dos EUA, onde este género de veículos tem muita tradição.
E ainda também que este conjunto de projetos ainda não esteja, efetivamente, nos stands, revela que nem o segmento de veículos de força por excelência, como são as pick-up, fica alheado da eletrificação pura.
Com efeito, até 2023, de “zero oferta” o mercado das pick-up promete passar a ter quase duas mãos cheias de viaturas para os consumidores norte-americanos, como se percebe por esta recolha que fizemos.
Impulso de start-ups
Um dos aspetos mais interessantes que não deve deixar de ser realçado nesta evolução do mercado é que esta ofensiva ao nível das pick-up está a ser impulsionada, em parte, por jovens players e startups.
Dos nove modelos que aqui listamos, apenas quatro são de emblemas com mais história automóvel: Tesla, Chevrolet, GM e Ford.
Os restantes cinco são de outsiders: Alpha, Lordstown, Canoo, Bollinger e Rivian.
É o mundo da mobilidade a mudar ao ritmo da eletricidade.