A Fiat desenvolveu um sistema que vai permitir que os condutores do elétrico Fiat 500 ganhem dinheiro digital – as chamadas KiriCoins.

Numa conferência apresentada online esta manhã e à qual o Watts On assistiu, os responsáveis da Fiat explicaram que o objetivo é recompensar os clientes do 500 Elétrico por meio de um sistema de atribuição de prémios (criptomoedas conhecidas como “KiriCoins”), destinados a promover comportamentos de condução ambientalmente mais conscientes.

Como tudo funciona?

“Simplesmente conduzindo o novo 500, conectado e equipado com o novo sistema de infoentretenimento, podem acumular-se KiriCoins numa carteira ‘virtual’ mostrada na app Fiat. São carregados, na nuvem Kiri, dados de condução, como distância e velocidade, que são automaticamente convertidos em KiriCoins, usando um algoritmo desenvolvido pela Kiri. O resultado é descarregado diretamente para o smartphone do utilizador e as KiriCoins podem ser utilizadas para comprar produtos e serviços no marketplace da Kiri”, afirma Gabriele Catacchio, Diretor do Programa e-Mobility.

“Queremos apoiar os comportamentos respeitadores do ambiente dos nossos clientes e recompensá-los com exclusivos benefícios”, diz a Fiat.

A iniciativa foi desenvolvida pela start-up de tecnologia verde Kiri Technologies com a equipa de e-Mobility da Stellantis e apresenta-se como uma plataforma digital disponível em 13 países europeus, Portugal incluído.

De onde vem o nome “Kiri”?

“Kiri” é o nome japonês dado à Paulownia, uma árvore que absorve 10 vezes mais CO2 do que qualquer outra planta: um só hectare destas árvores contrabalança cerca de 30 toneladas de CO2 por ano, o equivalente às emissões produzidas por 30 veículos durante o mesmo período.

Esta é a origem do nome “Kiri” que serve de base ao projeto.

Exemplos de como se pode ganhar

Numa usual condução em cidade, um quilómetro equivale a cerca de uma “KiriCoin”, em que cada “KiriCoin” corresponde a dois cêntimos de euro.

Assim, com uma quilometragem anual em cidade de 10.000 km, é possível acumular o equivalente a 150€.

Kiri Technologies
A Kiri Technologies é uma start-up fundada no Reino Unido em 2020 por Mauro Di Benedetto, Luca Rubino e Kai Schildhauer com a missão de acelerar a adoção de comportamentos sustentáveis. Com a frase “Think Big. Act Green”, a Kiri pretende estimular a mudança e acelerar a adoção de comportamentos respeitadores do ambiente. Para a Kiri, mesmo a mais pequena ação e o mais simples gesto são relevantes.

“O objetivo é criar uma comunidade de pessoas com uma atitude ambiental mais consciente, recorrendo a um programa de fidelização que incentiva um estilo de vida sustentável: o Novo 500 pode, assim, ser considerado o primeiro passo neste novo sistema que recompensa não a compra, mas sim os comportamentos sustentáveis”, sublinha o fabricante que está integrado no Grupo Stellantis.

As “KiriCoins” podem ser convertidas em produtos e serviços prontos a utilizar num específico marketplace “respeitador do ambiente, formado por empresas do mundo da moda, dos acessórios e do design, todas com uma fervorosa crença na sustentabilidade”, afirma Giorgio Neri, Diretor do Lançamento Comercial do Novo 500 e de e-Mobility Fiat.

Para incentivar ainda mais a utilização do Novo 500 são oferecidas recompensas extras aos condutores que conseguirem a mais elevada eco:Score, funcionalidade dos Uconnect Services que pontua o respetivo estilo de condução numa escala de 0 a 100, para ajudar a otimizar o consumo de energia em tempo real.

A nova KiriCoin promove atitudes ecológicas: quanto mais sustentáveis forem os comportamentos, mais se lucra.

Explica a Fiat que, no futuro, esta iniciativa poderá ser alargada para recompensar também comportamentos sustentáveis noutros setores, como aquisição de energia renovável e produtos e alimentos orgânicos.

“Os clientes dos principais mercados europeus com mais elevada pontuação terão acesso a ofertas adicionais de grandes empresas parceiras, como a Amazon, Apple, Netflix, Spotify Premium e Zalando”, indica o construtor.

“A Kiri permitirá à Stellantis oferecer aos seus clientes três recordes mundiais no setor automóvel. Primeiro, a capacidade de acumularem criptomoedas simplesmente conduzindo; segundo, dar-lhes acesso a um marketplace dedicado a ofertas respeitadoras do ambiente; terceiro, atribuindo recompensas adicionais pelos estilos de condução ambientalmente mais conscientes, com base no eco:Score alcançado. Um projeto prático e tangível para viver de forma sustentável, um ponto de viragem tendente a mudar para melhor o modo como conduzimos, o modo como compramos e o modo como vivemos em comunidade, prestando, simultaneamente, atenção ao ambiente”, remata a marca italiana.

Fiat
Giorgio Neri, Diretor do Lançamento Comercial do Novo 500 e de e-Mobility Fiat

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of