A Kia revelou hoje as primeiras imagens do design exterior e interior do EV6, o seu primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com plataforma dedicada, cuja apresentação mundial decorrerá este mês.

Reservando a revelação de detalhes sobre especificações de índole técnica para mais tarde, o fabricante confirma que o EV6 tem como base a nova Plataforma Modular Global Elétrica (E-GMP), sendo o primeiro veículo elétrico a bateria (BEV) com plataforma específica da Kia.

Apresentando uma estética inspirada nos crossovers, o EV6 é moldado pela nova filosofia de design do construtor (a que deu o nome de “Opposites United” – “Opostos Unidos”) que incorpora a mudança de foco da Kia em direção à eletrificação.

A marca refere que este modelo foi concebido segundo a nova filosofia de design da marca, “Opostos Unidos”, que é “inspirada nos contrastes que encontramos na natureza e na humanidade”, de acordo com o fabricante. No centro desta filosofia encontra-se uma nova identidade visual, que, segundo a marca, “evoca as forças positivas e a energia natural, com combinações contrastantes entre elementos estilísticos acentuados e formas esculturais”. Ainda segundo a Kia, esta filosofia baseia-se em cinco pilares de design fundamentais: Bold for Nature (“Ousadia pela Natureza”), Joy for Reason (“Alegria pela Razão”), Power to Progress (“Potência para Progredir”), Technology for Life (“Tecnologia para a Vida”) e Tension for Serenity (“Tensão para a Serenidade”).

Esta filosofia de design “Opostos Unidos” estará presente em todos os modelos Kia no futuro.

Design exterior

Na parte dianteira, há uma evolução de linguagem que transpõe o espírito da conhecida “grelha nariz de tigre” da Kia para uma nova era eletrificada, concretizando o que a marca diz ser agora o “rosto de tigre digital”.

As luzes de circulação diurna incluem um padrão de iluminação dinâmico sequencial.

Na dianteira a entrada de ar em posição rebaixada alarga visualmente a dianteira, para além de otimizar a passagem do ar, que possibilita que este seja canalizado através e sob o piso plano do veículo, tornando mais eficiente a aerodinâmica.

O perfil apresenta uma estética inspirada nos crossovers. O para-brisas de inclinação mais acentuada confere maior dinamismo, ao mesmo tempo que os arcos de roda posteriores oferecem mais volume.

A traseira apresenta pilares C inclinados, com uma inserção em preto brilhante que faz com que os vidros traseiros laterais pareçam mais amplos.

O spoiler de tejadilho proeminente direciona o ar para baixo, na direção de um spoiler inferior colocado numa posição elevada, logo acima do conjunto de luzes traseiras.

O EV6 é o resultado de um esforço conjunto dos três centros que compõem a rede global de design da Kia e que se situam em Namyang (Coreia), Frankfurt (Alemanha) e Irvine (Califórnia, EUA).

Design interior

Graças à plataforma E-GMP, concebida especificamente para veículos elétricos, o EV6 irá apresentar mais espaço quando comparado com os EV anteriores da marca, todos eles baseados na arquitetura de modelos já existentes.

Um dos elementos mais surpreendentes do habitáculo é um ecrã curvo AVN (Audio, Vídeo, Navigation) de alta-definição.

O EV6 será apresentado no corrente mês de março, num evento online.

Estendendo-se desde o volante até ao centro do veículo, o painel de instrumentos surge em frente ao condutor, situando-se os comandos dos sistemas de infotainment e de navegação acima da consola central.

“A largura do ecrã cria uma experiência imersiva para o condutor, ao mesmo tempo que o reduzido número de botões físicos oferece uma experiência de condução descomplicada e relaxante”, salienta o construtor.

Sob o ecrã AVN, os passageiros encontram os comandos dos sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (com botões táteis).

Um apontamento, a reforçar a sustentabilidade: os bancos encontram-se revestidos com tecidos criados a partir de plástico reciclado.

Artigo anteriorModerno “Pão de Forma” será o primeiro VW com condução autónoma
Próximo artigoHá uma marca que pretende ser líder da alcateia das pick-up elétricas

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of