Moderno “Pão de Forma” será o primeiro VW com condução autónoma

A introdução de sistemas autónomos para utilização no tráfego está a ser preparada na VW Veículos Comerciais para 2025, indica o fabricante.

0
511
VW

O 100% elétrico ID. Buzz – versão moderna do icónico “Pão de Forma” – será o primeiro veículo do Grupo VW a ser lançado com condução autónoma.

E já uma data em cima da mesa: a introdução de sistemas autónomos para utilização no tráfego está a ser preparada na Volkswagen Veículos Comerciais para 2025.

“A condução elétrica autónoma irá permitir dar um importante contributo para a mobilidade urbana e a segurança rodoviária” – Carsten Intra, CEO da Volkswagen Veículos Comerciais.

A marca está a realizar este ano, pela primeira vez, testes dinâmicos na Alemanha, nos quais o sistema de condução autónoma da Argo AI será usado numa versão do futuro ID. Buzz da Volkswagen Veículos Comerciais.

O objetivo é desenvolver um conceito de viagem remunerada e “pooling” semelhante ao que o MOIA oferece hoje [nr: conjunto de soluções avançadas no domínio da conectividade e partilha de veículos].

“Em meados desta década, os nossos clientes terão a oportunidade de ser conduzidos ao seu destino em veículos autónomos, em cidades selecionadas”, afirma Christian Senger, Diretor do departamento de condução autónoma da VW.

Investimento em condução autónoma

A Volkswagen Veículos Comerciais investiu na Argo AI, empresa especializada em plataformas de software para Condução Autónoma, com o objetivo de desenvolvimento consistente e rápido e utilização de sistemas autónomos. Além do investimento inicial de mil milhões de dólares, a Volkswagen também trouxe a sua subsidiária AID (Autonomous Intelligent Driving) para a Argo AI.

A AID é responsável pelo desenvolvimento de sistemas totalmente autónomos e a sua utilização comercial em zonas urbanas.

VW

A Volkswagen Veículos Comerciais vai desenvolver e produzir veículos para fins especiais (os chamados Special Purpose Vehicles – SPV), como Robot-táxis e furgões.

Além dos investimentos na Argo AI, o Grupo VW também está a investir importâncias avultadas em projetos da Car.Software Organization, que desenvolve, em paralelo e independentemente da Argo AI, funções de condução assistida e automatizada até ao nível 4 para o setor de mobilidade particular de todas as marcas do Grupo Volkswagen.

A Volkswagen Veículos Comerciais está a desenvolver os veículos nos quais o sistema de condução autónoma (SDS) da Argo será usado. São produzidos com base no modelo 100% elétrico ID.Buzz, que terá a sua estreia mundial no próximo ano.

VW

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of