A companhia aérea japonesa All Nippon Airways está a participar num projeto de introdução de um bus autónomo no Aeroporto Internacional Haneda, em Tóquio.

O projeto conta também com a colaboração do gigante chinês fabricante de autocarros elétricos BYD e do modelo BYD K9 que tem capacidade de transportar até 57 pessoas.

Depois de três rondas de testes que decorreram de 2018 a 2020, a iniciativa prosseguiu já este ano com um ensaio de 10 dias de duração com uma viatura dotada de praticamente um nível 3 de condução autónoma, segundo a BYD.

► No nível 3, os veículos já são capazes de acelerar, desacelerar, travar, ultrapassar veículos e contornar obstáculos sem qualquer intervenção humana.

Foi o primeiro autocarro elétrico parcialmente autónomo da BYD a ser testado e utilizado em cenário real.

A All Nippon Airways está apostada em criar um aeroporto “Simples e Inteligente” até 2025.

A experiência, que decorreu numa área específica do aeroporto ao longo de um itinerário de 1,9 km, permitiu recolher dados que irão contribuir para aprimorar as funções de condução autónoma e a eficiência operacional do veículo.

Este projeto é realizado em conjunto por All Nippon Airways, BYD, SB Drive e Advanced Smart Mobility.

De acordo com a All Nippon Airways, após este ensaio, o autocarro elétrico BYD K9 semi-autónomo pode entrar na fase totalmente operacional ainda neste ano de 2021.

A meta é colocar posteriormente um bus integralmente autónomo neste tipo de operações, integrado no objetivo de Haneda ser um aeroporto “Simples e Inteligente” até 2025.

autocarro

Deixe um comentário

avatar
  Subscribe  
Notify of